Dakar 2025: Penalizações prejudicam Beveren e Sanders
Na quinta-feira, Adrien van Beveren estabeleceu o melhor tempo no percurso, mas o piloto da Honda recebeu posteriormente dois minutos de penalização, o que deu à KTM a vitória na etapa. Sanders também foi punido com oito minutos e tem agora uma liderança mais apertada.
Tudo parecia um sucesso no primeiro dia para a Honda na quinta etapa do Rally Dakar 2025, na Arábia Saudita. Adrien Van Beveren estabeleceu o tempo mais rápido na especial de Alula a Hail, mas o francês recebeu posteriomente uma penalização após cruzar a linha de chegada, o que levou a vitória para o campo adversário da Red Bull KTM. Van Beveren passou muito rápido numa zona controlada com limite de velocidade e por isso a organização somou dois minutos ao seu tempo.
“Cometi alguns pequenos erros, mas a navegação num labirinto destes foi difícil para todos. Era preciso conduzir com precisão e isso não foi fácil”, resumiu o francês de 34 anos. “A etapa 5 não foi uma questão de estratégia para mim, só queria desfrutar e foi isso que consegui fazer no final”, disse o piloto da Honda.
“Até agora tem sido um Dakar cheio de pedras e rochas, por isso espero mais areia nas próximas etapas. Mas as circunstâncias são o que são e temos de nos adaptar a elas e aceitá-las. Faremos o melhor possível.”
Na quarta-feira, Daniel Sanders ainda tinha todos os trunfos com uma vantagem confortável no Dakar, mas na quinta etapa de ontem as penalizações arruinaram o humor do piloto da Red Bull KTM. O australiano excedeu o limite de velocidade de três zonas com velocidade controlada, sendo por isso penalizado com 8 minutos.
“Nos últimos 40 km tive outro pequeno problema no sistema de navegação. Estou simplesmente desapontado. Felizmente isto aconteceu no final da etapa quando estava com outros pilotos, caso contrário estaria perdido.Houve alguns pequenos erros em passagens rápidas, fiquei demasiado afastado e perdi o percurso principal. Os outros alcançaram-me rapidamente após o reabastecimento. Ainda bem que chegamos ao dia de descanso. Tenho muita experiência e sei o que tenho que fazer e como controlar.”
Na classificação geral, a vantagem de Sanders diminuiu para 7:02 minutos sobre Schareina. O resultado do 47º Dakar está totalmente em aberto e a segunda semana promete emoção.
0 comentários