Dakar 2025: Quem ganhará as 48H Crono do 47º Dakar?

By on 6 Janeiro, 2025
Dakar 2025: Quem ganhará as 48H Crono do 47º Dakar? thumbnail

O Dakar não é uma ciência exacta, muito pelo contrário. Nenhum participante está livre de se perder, ter uma queda ou uma avaria mecânica, acontecimentos que deitam por terra o esforço de preparação de quase um ano para o maior rally-raid do mundo. Nem mesmo os líderes.

Como o nome sugere, a etapa crono de 48h é realizada em dois dias. Às 17 horas locais, os participantes dirigiram-se ao acampamento mais próximo para aí pernoitar. As regras são semelhantes às de uma etapa maratona: dorme-se numa tenda e os participantes podem-se apoiar na manutenção das motos.

Os pilotos do RallyGP partiram para a primeira parte na ordem inversa do resultado da etapa 1. O percurso teve de ser novamente aberto pelo infeliz Mohammed Balooshi (Fantic), mas foi rapidamente ultrapassado por pilotos que largaram mais tarde e não beneficiaram da regra de bónus. Pelo menos temporariamente, Antonio Maio (Yamaha), Daniel Nosiglia Jager (Rieju), Mason Klein (Kove) e Adrian van Beveren (Honda) abriram a pista.

No entanto, os cinco primeiros de sábado beneficiaram das posições iniciais mais tardias, encontrando os rastos de 20 pilotos na areia e avançando com enorme ritmo. Em particular, o vencedor da etapa Daniel Sanders (Red Bull KTM) acelerou corajosamente e estabeleceu os tempos mais rápidos a partir do ponto de referência no km 95. Com uma diferença respeitável de menos de um minuto, Ross Branch (Hero), Ricky Brabec (Honda) e Skyler Howes (Honda) seguiram, dirigindo à vista.

Quando os pilotos atingiram as primeiras dunas após 200 km, as lacunas aumentaram – esta secção de areia profunda estendia-se por uns bons 210 km! Agora os melhores pilotos assumiram a navegação e não apenas lideraram em termos de tempo, mas também de facto. Após 320 km, Sanders alcançou Ricky Brabec (Honda), Ross Branch (Hero) e outros pilotos que largaram antes dele e o grupo cavalgou junto pelas dunas.

Embora os pilotos do RallyGP já tivessem deixado o segundo acampamento no km 520, apenas 51 participantes ultrapassaram o waypoint no km 413 – incluindo Tobias Ebster.

Terminado o tempo permitido, os líderes chegaram em grupo ao penúltimo acampamento. As distâncias mudaram ligeiramente. O tempo mais rápido foi de 7:41 horas para Sanders, que também receberá quase três minutos de bónus, seguido por Ricky Brabec (Honda) e Ross Branch (Hero). Os pilotos da Honda Adrian van Beveren e Tosha Schareina ainda ganharam créditos de tempo de 6:50 minutos e 4:56 minutos.

Uma coisa é certa: a vitória da etapa só será decidida na segunda-feira!