Dakar 2025, Ruben Faria (Honda): “Temos uma equipa forte que está pronta para lutar”

Um novo ano anuncia o início do Campeonato do Mundo de Rally Raid 2025 com o fenomenal Rally Dakar a dar início à árdua e dura temporada de cinco rondas para a Monster Energy Honda HRC. Ruben Faria, dirigente da equipa, faz a sua antevisão do que pode vir a acontecer.
De volta à Arábia Saudita pela sexta vez, o Dakar decorrerá de 3 a 17 de janeiro, cobrindo um incrível total de 7.805 quilómetros, incluindo os mais difíceis 5.209 quilómetros de etapas especiais contra o relógio que se interpõem entre os pilotos e o degrau mais alto do pódio, à medida que se deslocam de Bisha para Shubaytah.
A equipa Monster Energy Honda HRC tem o favoritismo do seu lado depois de vencer a edição do ano passado com Ricky Brabec, que vai estar à procura da terceira vitória no rali mais difícil. Ao todo a Honda volta a colocar cinco pilotos a bordo das suas CRF450 Rally: Brabec, Adrien van Beveren, Pablo Quintanilla, Skyler Howes e Tosha Schareina.
“Já estamos na Arábia Saudita prontos para o pequeno shakedown. Estou muito contente com toda a equipa, os pilotos estão bem preparados, o Ricky está recuperado e o Skyler também. É sempre difícil chegar ao Dakar com todos os pilotos em boas condições, mas eles estão de volta à plena forma, por isso estou muito contente.
Vai ser mais um Dakar difícil, com o 48 Hour Chrono no segundo e terceiro dia, com mais de 900 km de etapa especial, vai ser muito duro desde o início. Além disso, com a etapa maratona logo a seguir, o que nunca aconteceu antes, será um desafio para a equipa, pilotos e motos. No entanto, estamos preparados, uma vez que trabalhámos todo o ano para este tipo de condições, pelo que a primeira semana será sem dúvida um desafio.
Depois do dia de descanso, dirigimo-nos para o Empty Quarter, onde haverá algumas etapas mais fáceis, mas assim que entrarmos nessa zona será exigente, não como na primeira semana, mas de uma forma diferente para os pilotos de fábrica e penso que a primeira semana será provavelmente mais estratégica do que a segunda.
O Dakar pode ser perdido facilmente, por isso precisamos de chegar ao final em Shubaytah, levando-o dia após dia, com os pilotos a permanecerem calmos, fortes e inteligentes, que é a chave para este rali, pois muitas coisas podem acontecer a todos durante este evento. Temos uma equipa forte que está pronta para lutar pelo desafio épico do Rali Dakar 2025.”

0 comentários