Dakar, Etapa 10: Vitória de Brabec e abandono de Cornejo
Kevin Benavides é o novo lider da classificação geral do rali Dakar 2021, agora com Ricky Brabec a apenas 51 segundos, num dia em que Nacho Cornejo foi obrigado a abandonar a prova. Joaquim Rodrigues foi hoje o melhor português terminando no décimo lugar.
Após a etapa de ontem nas margens do Mar Vermelho onde ficaram fora de prova alguns dos principais ‘atores’, casos de Toby Price (KTM), Ross Branch (Yamaha) e Luciano Benavides (Husqvarna) o rali Dakar 2021 prosseguiu na cadeia montanhosa e de vales que liga Neom a Al-Ula. Líder da classificação geral Nacho Corneto, em Honda, foi hoje o terceiro a partir, atrás de Kevin Benavides e Ricky Brabec e tinha a possibilidade em teoria de aumentar a sua vantagem para sua liderança na classificação geral… O chileno iniciou a especial de 342 kms em bom ritmo, com Benavides e Brabec, chegou a líder no CP2 (km 90) com cerca de 1 minuto de vanategm sobre Joan Barreda e Brabec, numa altura em que os três pilotos da Honda tinham ainda bem perto as KTM de Matthias Walkner, do privado Skyler Howes e de Sam Sunderland.
Percorridos 126 km (CP 3), Ricky Brabec assumia a posição de líder com Nacho Cornejo e Barreda muito perto, situação que se manteve até aos 204 quilómetros de corrida com os três pilotos da Honda muito próximos. No entanto, uma queda de Cornejo antes do km 285 (CP 7), mudaria o rumo dos acontecimentos com o norte-americano a aumentar progressivamente a vantagem sobre os seus perseguidores. Joan Barreda vinha a 2m27s, seguido por Matthias Walkner e Kevin Benavides, ambos a cerca de 5 minutos de Brabec.
VITÓRIA DE BRABEC E NOVO LIDER
A controlar na perfeição os seus adversários, o vencedor do ano passado Ricky Brabec parece então cada vez mais encaminhado para o triunfo na décima etapa do Dakar, enquanto Nacho Cornejo passava no último checkpoint (km 310) já a 12 minutos do piloto americano, vendo assim esfumar-se a possibilidade de manter a liderança do rali. Brabec, vencedor do Dakar em 2020 subia com o seu triunfo na etapa ao segundo lugar da classificação geral, enquanto Kevin Benavides, terceiro na etapa de hoje, passava ser o novo liderar da prova a apenas duas jornadas no final. O experiente Joan Barreda garantia hoje um brilhante segundo lugar, mas mantinha o quinto lugar na classificação geral, a 15 minutos do novo líder.
ABANDONO DE NACHO CORNEJO
Apesar de ter chegado ao final da etapa em Al-Ula na décima posição, a 17 minutos de Brabec, devido à sua queda ao km 252 depois de liderar nos primeiros quilómetros da etapa, Nacho Cortejo foi submetido a um exame médico e foi aconselhado a desistir da corrida. Assim, o chileno que liderava provisoriamente a classificação geral está de fora do rali, no que significou a primeira baixa na equipa Honda. Ricky Brabec, Kevin Benavides e Joan Barreda são agora os únicos representantes do HRC em prova.
BENAVIDES E BRABEC, OS MAIS SÉRIOS CANDIDATOS AO TRIUNFO FINAL
No computo geral, Kevin Benavides e Ricky Brabec, separados por menos de meio minuto parecem os mais sérios candidatos aos louros na chegada ao pódio final do Dakar 2021 em Jeddah daqui a dois dias. No entanto, haverá sempre que contar ainda com as performances de Sam Sunderland, a única esperança da KTM, e até o próprio Joan Barreda, porque com mil quilómetros a percorrer nas duas etapas restantes muita coisa ainda pode acontecer.
Entre os portugueses, de salientar a consistência de Joaquim Rodrigues, que tendo passado no primeiro checkpoint no 18º lugar, rapidamente se aproximou do grupo dos dez primeiros, terminando a prova a fechar o top ten – o piloto da Hero ocupa o 11º lugar da classificação geral. Rui Gonçalves muito atrasado nos primeiros lugares veio a terminar a prova no 20º lugar, sendo 22º na geral. Por último o luso-alemão Sebastian Buhler terminou a etapa de hoje em 22º, detendo provisoriamente o 17º lugar da geral.
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 10
CLASSIFICAÇÃO GERAL
0 comentários