Dakar, Etapa 11: Bühler, Gonçalves e Rodrigues no Top 25
A etapa 11 do Dakar foi a mais longa – e talvez a mais dura – de toda a prova. Os portugueses aguentaram bem o esforço e quase todos melhoraram as suas posições na classificação geral.
Sebastian Bühler arrancou na 21.ª posição para a tirada de hoje e teve um forte início de etapa. Durante os primeiros 215 km, o luso-alemão rodou sempre nos 10 primeiros. No entanto, na segunda parte, o piloto da Hero perdeu algum tempo, terminando mesmo assim num positivo 12.º posto.
Rui Gonçalves teve hoje um dia bastante produtivo pois alcançou o seu segundo melhor resultado em etapas deste seu primeiro Dakar. O piloto da Sherco andou praticamente sempre em 17.º mas aproveitou a reta final da tirada para subir ao 14.º posto em que viria a terminar.
Joaquim Rodrigues rodou quase sempre entre o 11.º e o 15.º lugar, chegando inclusivamente a ocupar o 9.º posto a certa altura. No entanto, nos km’s finais, o piloto da Hero falhou o último waypoint e a penalização correspondente a esse erro fê-lo cair de 18.º para a 24.ª posição final.
Apesar do motor partido na etapa 4, Alexandre Azinhais mantém-se em prova na classe Dakar Experience, ou seja, sem contar para a classificação oficial da prova. À hora desta publicação, o algarvio era 56.º à passagem pelo km 362.
Na classificação geral do Dakar 2021, Joaquim Rodrigues manteve o 12.º lugar, Sebastian Bühler é agora o 15.º e Rui Gonçalves o 18.º.
Esta sexta-feira, realiza-se a última etapa. Os pilotos farão 224 km cronometrados a ligar Yanbu a Jeddah com o final junto do Mar Vermelho a fazer lembrar a meta no Lago Rosa nos tempos do Dakar “africano”. Boa sorte a todos os portugueses!
:.
(Foto: Hero Motosports)
0 comentários