Dakar, Etapa 11: Sam Sunderland (KTM) – “Dei tudo de mim hoje”
Segundo na classificação geral após 11 etapas extenuantes e vencedor da etapa de hoje, o inglês da KTM tem que reduzir amanhã a diferença que o separa de Benavides para chegar à sua segunda coroa no rali Dakar. Ainda, assim, não esquece o que vai no mundo à sua volta: “Estou grato por estar aqui a correr no deserto, com tudo o que está a acontecer no mundo inteiro”, diz, referindo-se à atual situação de Covid19.
Apesar de ter sido encurtada dos seus 511 km originais para 464 km, a especial cronometrada da etapa 11 provou ser um grande desafio, sendo uma dura prova de fogo para muitos pilotos, seja pela fadiga acumulada ao longo de onze dias, assim como pelas inúmeras surpresas da navegação ao longo desse tempo. Contudo, agora há que fazer contas às diferenças, preparar o físico e a mente para um dia de tudo ou nada: na decisiva etapa de amanhã de Yanbu a Jeddah será num curto contra-relógio de 200 km que tudo se vai decidir.
Sam Sunderland em KTM, agora instalado na segunda posição da classificação geral, a 4m12s do lider Kevin Benavides depois do triunfo na tirada de hoje, é em teoria que está em melhor para superar o atual lider Kevin Benavides amanhã…
E dizemos, em teoria, porque na verdade será o primeiro a partir amanhã e desde logo por esse facto as suas hipóteses reduzem-se. Benavides, saindo da terceira posição está em bem melhor posição para ser declarado vencedor na linha de chegada em Jeddah.
Fazendo bom uso da sua velocidade e experiência para atacar os seus rivais, Sunderland assumiu a liderança da etapa de hoje no quarto posto de controle no quilómetro 215, mantendo-se na frente até à chegada, subindo ao segundo lugar na classificação geral provisória.
“Dei tudo de mim hoje porque sabia que esta etapa seria uma das melhores hipóteses que teria para ganhar tempo aos concorrentes à minha frente”, começou por dizer o inglês que procura uma segunda vitória no Dakar depois do triunfo de 2017. E se o fizer vai igualar Toby Price!
“É ótimo vencer a etapa, mas significa que tenho que abrir a pista amanhã para o último dia, o que será difícil. Ainda assim, tudo pode acontecer, como sabemos, e vou continuar a lutar até ao fim. Foi outra etapa muito longa e difícil, mas estou grato por poder simplesmente correr com a minha moto pelo deserto, especialmente com tudo o que está acontecer em todos o mundo neste momento”, disse em relação à atual situação pandémica.
“Também estou grato à minha equipa por todo o trabalho árduo que fizeram para nos trazer até aqui. O plano agora é fazer o meu melhor novamente amanhã e veremos onde ficamos.”
Classificação da Etapa
1. Sam Sunderland (GBR), KTM, 4:35:12
2. Pablo Quintanilla (CHL), Husqvarna, 4:37:52 +2:40
3. Kevin Benavides (ARG), Honda, 4:41:36 +6:24
4. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:43:46 +8:34
5. Matthias Walkner (AUT), KTM, 4:44:39 +9:27
Classificação geral:
1. Kevin Benavides (ARG), Honda, 45:01:44
2. Sam Sunderland (GBR), KTM, 45:05:56 +4:12
3. Ricky Brabec (USA), Honda, 45:08:57 +7:13
4. Daniel Sanders (AUS), KTM, 45:34:49 +33:05
5. Skyler Howes (USA), KTM, 45:50:51 +49:07
0 comentários