Dakar, Etapa 1A: Ex-privado Daniel Sanders surpreende no prólogo
O prólogo do Rali Dakar trouxe uma emocionante troca de posições entre os pilotos de fábrica, sendo o mais rápido o estreante da GasGas Daniel Sanders, que levou a melhor sobre Pablo Quintanilla (Honda) e Ross Branch (Yamaha). Joaquim Rodrigues (Hero) terminou na 11ª posição e Rui Gonçalves (Sherco) concluiu o dia como segundo melhor português no 22º lugar à frente do estreante da Tech3 KTM Danilo Petrucci.
O rali Dakar começou hoje, com um percurso de ligação de 595 km e 19 km de especial, denominado como Etapa 1A que servirá para determinar os primeiros na largada, amanhã, mas por ordem inversa.
Daniel Sanders foi o vencedor do curto prólogo de 19 km que teve lugar entre o ponto de partida em Jeddah e o primeiro bivouac em Ha’Il. O australiano, surpresa no ano passado com uma moto privada, deixou o chileno Pablo Quintanilla a 1 minuto do vencedor. O terceiro mais rápido foi Ross Branch em Yamaha, seguido de perto pelo vencedor do ano passado Kevin Benavides, o mais rápido nas KTM de fábrica.
No entanto, quase todos os favoritos terminaram entre os dez primeiros no primeiro dia, incluindo o trio das KTM oficiais, bem como o britânico Sam Sunderland (GasGas), Joan Barreda que é o mais experiente piloto da Honda. Adrien van Beveren e Andrew Short, em conjunto com o terceiro mais rápido e companheiro de equipa Ross Branch, asseguraram que a Yamaha tivesse também os três primeiros no top ten, num ano em que a formação japonesa é agora gerida pel alemã Andrea Mayer, esposa de Stephane Peterhansel. O descalabro da marca dos diapasões em 2021, com os seus cinco pilotos a abandonaram maioritariamente por problemas mecânicos, levou a uma reestruturação total na equipa, com a redução para três pilotos e uma mudança na gestão e organigrama da equipa.
Joaquim Rodrigues colocou a moto da Hero na 11ª posição, na frente do vencedor de 2020 Ricky Brabec e de Luciano Benavides, o melhor representante da Husqvarna no dia de hoje. O ex-piloto de MotoGP Danilo Petrucci, também se saiu bem na estreia no Dakar, terminando em 23º neste primeiro dia.
Amanhã, domingo (2 de Janeiro), as coisas ficam mais sérias em termos de classificação com a Etapa 1B – uma rota em circulo de 514 km com a primeira especial cronometrada de 333 quilómetros.
0 comentários