Dakar, Etapa 3: Sanders lider do início ao fim, Rodrigues 9º
Daniel Sanders (Red Bull GasGas) está a ser o mais forte da categoria de motos, e hoje voltou a mostrar isso ao vencer a terceira etapa do Dakar 2023 e assumir a liderança da classificação geral pela primeira vez, numa etapa que fica marcada pelo acidente, e consequente abandono de outro favorito: Ricky Brabec (Honda). Joaquim Rodrigues (Hero) terminou no top 10.
O jovem piloto australiano completou os 447 quilómetros cronometrados (hoje uma especial bem mais rápida que ontem) com 5:23 de vantagem sobre a KTM de Kevin Benavides e 6:19 para a Husqvarna de Skyler Howes . O líder até então, Mason Klein , pagou por abrir a pista e terminou quarto … aproveitando os bónus de compensção , que entraram em jogo pela primeira vez hoje.
Filme da corrida
A 45ª edição do Rali Dakar partiu hoje para a terceira etapa com Mason Klein a liderar a classificação geral, com 1m41s de vantagem sobre Toby Price e 2m03s para Joan Barreda Bort – com o espanhol a participar este ano fora da estrutura oficial da Honda mas com uma CRF 450 muito semelhante às de fábrica. A etapa de hoje foi muito mais rápida e técnica do que a de ontem, com navegação difícil na primeira parte e condições complicadas devido à temperatura, muito mais baixa (as nuvens acompanharam os pilotos ao longo de todo o percurso) e ao estado do terreno, afectado pelas chuvas que cairam na região ao longo desta semana. Os concorrentes partiam do acampamento em Alula em direção a Ha’il, para enfrentar uma especial de 447 quilómetros.
Vencedor ontem, Mason Klein foi o primeiro a largar para a especial. Seguiam-se Sebastian Bühler e Skyler Howes. Mais atrás partiam Daniel Sanders e um Joan Barreda que deveria ter uma tarefa espinhosa, uma vez que o “Bang Bang” bateu numa pedra durante a etapa de ontem, fraturando o dedo do pé esquerdo.
Skyler Howes registou o melhor tempo provisório no primeiro check point (após 47 km). O americano adquiriu então uma vantagem de 48” sobre Toby Price e 54” sobre Joan “Bang Bang” Barreda. O primeiro homem a partir, Mason Klein, já perdia mais de um minuto neste ponto de passagem. Algumas gotas de chuva e poças de água foram alguns dos elementos com os quais os concorrentes tiveram de lidar, o que complicou ainda mais as coisas ao jovem americano de 22 anos.
Sanders assume a liderança (km 47)
Daniel Sanders que completou os primeiros 47 km com uma vantagem de 47” sobre Ricky Brabec e 53” sobre Skyler Howes, assumiu então a liderança da etapa. Luciano Benavides que vinha em quarto lugar, colocou uma segunda Husqvarna no top 4.
Um sistema de bónus de tempos foi implementado este ano para recompensar os concorrentes que são os primeiros a ir para a estrada. A decifração instantânea das passagens de um ponto a outro entre o início da especial e a paragem para reabastecimento (situada após 240 km da 3ª etapa) permitirá identificar os pilotos que permaneceram na frente, de forma a premiá-los com os seguintes bônus: 1,5” por km para o primeiro; 1”por km ao segundo; 0,5 seg por km para o terceiro. O piloto que abrir caminho ao longo de todos os 240 km que antecedem o reabastecimento poderá receber bónus de 6 minutos. Por exemplo, Mason Klein que completou 95 km, como ‘abridor’ da etapa, já acumulava 2’18” de bónus que seriam incluídos na classificação final da especial do dia. De momento, Daniel Sanders continuava a ser o piloto mais rápido ao longo dos 95 km.
Ricky Brabec estava nesta altura apenas 9” atrás de Daniel Sanders e Mason Klein recuperava um pouco de tempo sobre Sanders para passar para o terceiro lugar na frente de Skyler Howes.
Um olhar atento também teria de ser lançado a Štefan Svitko, que estava em quarto lugar no check point anterior, 1’16” atrás do líder da etapa. O eslovaco alcançou o terceiro melhor tempo aos 95 km, passando à frente de Mason Klein e ficando a 1’45” de Daniel Sanders. Dia mais complicado para do que segunda-feira para Michael Docherty, que já perdia quase 8′ para Sanders ao cabo de 95 km. Depois de ser segundo na classificação provisória, a 1’41” de Mason Klein, Toby Price já perdia mais de 6′ ao fim de 147 km para o compatriota Daniel Sanders. Em situação semelhante estava Joan Barreda, terceiro na classificação geral, que vinha a 5’45” do líder da etapa.
Ao cabo de 288 km, Mason Klein liderava a etapa, mas com apenas 8 segundos de vantagem sobre Daniel Sanders, graças aos 5’52” de bónus acumulados antes do reabastecimento. Kevin Benavides ocupava nesta altura o 3º lugar, 2’49” atrás e Skyler Howes era o 4º, 4’30” atrás.
Queda e abandono de Ricky Brabec (km 274)
O piloto da Honda sofreu uma queda ao fim dos 274 km da especial e está agora nas mãos da equipa médica do Dakar. Com dor nas vértebras cervicais, Ricky Brabec foi transportado para o hospital para mais exames sobre o seu estado. Em 2020, tornou-se o primeiro americano a vencer o Dakar e o homem a travar as 18 vitórias consecutivas da KTM na categoria de motos.
Mason Klein e Skyler Howes completaram a especial do dia. No último check point, após 278 km e a menos de 100 km da linha de chegada, Mason Klein ficou 6’58” atrás de Sanders, incluindo os bónus adquiridos antes do reabastecimento. Isso colocou Klein na 4ª posição na especial do dia. Kevin Benavides foi 2º atrás de Sanders por 4’08” e Howes foi o 3º, 4’39” atrás, incluindo os bónus que ele também acumulou.
Vitória de Daniel Sanders
Daniel Sanders conseguiu o melhor tempo na especial do dia. O australiano, que não teve de abrir caminho, conseguiu ser suficientemente rápido para se manter à frente dos seus rivais que acumularam bónus, como Skyler Howes e sobretudo Mason Klein, ambos com mais de 6′ de vantagem sobre Sanders na linha de chegada.
Joaquim Rodrigues nono na etapa
Entre a ‘comitiva lusa’ o piloto Joaquim Rodrigues (Hero) foi o melhor classificado, concluindo a etapa 3 na 9ª posição. JROD ocupa agora a 16ª posição na classificação geral. Rui Gonçalves (Sherco) foi 13º na etapa de hoje e está agora no 23º posto da geral. António Maio (Yamaha) não teve um dia fácil mas ainda assim ficou entre os vinte primeiros, no 19º lugar e ocupa o mesmo lugar na classificação absoluta. Depois de ontem brilhar com o segundo lugar na etapa de hoje, o luso-alemão Sebastian Buhler teve hoje um dia menos feliz, quedando pelo 23º lugar e descendo na tabela da geral ao 13º lugar. Por último Mário Patrão que é um dos ‘bravos’ que corre sem assistência na categoria Original by Motul, terminou a etapa de hoje no 42º lugar. Na classificação geral, o piloto de Seia ocupa o 43º lugar.
Classificação provisória da etapa 3 do Dakar 2023 (ainda sem penalizações atribuidas)
1º Daniel Sanders (GasGas) 4h 24:15
2º Kevin Benavides (KTM) a 5:23
3º Skyler Howes (Husqvarna) a 6:19
4º Joan Barreda (Honda) a 11:29
5º Pablo Quintanilla (Honda) a 14:35
Classificação geral provisória
1. Daniel Sanders (GasGas) 14h 05:38
2. Mason Klein (BAS World KTM) a 4:04
3. Kevin Benavides (KTM) a 4:53
4. Skyler Howes (Husqvarna) a 8:35
5. Joan Barreda (Honda) a 10:37
0 comentários