Dakar, Etapa 5, Rui Gonçalves (18.º): “Sofri uma queda que me fez perder algum tempo”

By on 10 Janeiro, 2024
Dakar, Etapa 5, Rui Gonçalves (18.º): “Sofri uma queda que me fez perder algum tempo” thumbnail

Embora no papel esta a quinta etapa parecesse relativamente fácil pelo facto de ter tido apenas 118 km disputados ao cronómetro, nem isso retirou a dificuldade de um dia longo e com uma especial repleta de dunas.

O dia de hoje começou com uma longuíssima ligação de mais de 500 km que obrigou os pilotos a “levantarem acampamento” às 4h45m da manhã. Noite curta para todos e muitos quilómetros para digerir antes de chegar à entrada do “Empty Quarter” uma enorme zona com uma área de 650,000 km2 de dunas a perder de vista.

Rui Gonçalves não perdeu tempo atacando desde logo nas dunas com a sua enorme experiência de condução em pisos arenosos. O piloto da Sherco transpôs a maior parte dos 118 km desta etapa sem quaisquer problemas até que uma ligeira queda o levou a perder algum tempo para recompor as ligações dos seus instrumentos de navegação.

Terminada a etapa na 18ª posição, o transmontano perdia cerca de 7m para os seus adversários num dia que com 1h40m efetuados ao cronómetro.

Rui Gonçalves: “ A etapa de hoje foi praticamente toda ela composta por dunas. Vim sempre num bom ritmo e a divertir-me bastante com a minha Sherco. A certa altura, numa duna com areia mais mole, sofri uma queda que me fez perder algum tempo porque os instrumentos de navegação deixaram de funcionar. Tive de voltar a ligar os instrumentos mas a partir deste momento já não havia muito a fazer tendo seguido até ao final sem contratempos.  
Mais uma vez queria agradecer a todos o enorme apoio que me têm vindo a dar ao longo deste Rally.”

A 6ª etapa do Rally Dakar 2024 será disputada em dois dias e será denominada de etapa 6A e 6B. Será uma maratona etapa disputada em 48h que irá ligar Al Shubaytah num loop de 818 km.

Os pilotos terão um tempo limite para completar a etapa e, a partir das 16h, terão que parar num dos seis bivouacs disponibilizados pela organização, aquele que estiver mais próximo, não podendo prosseguir em prova.
Os concorrentes irão de novo dormir em tendas, não terão qualquer contacto com as suas equipas e terão que faze eles próprios a manutenção das suas motos.

Resultados etapa a etapa

  • 18.º no prólogo // 18.º na geral (17.º RallyGP)
  • 20.º na etapa 1 // 20.º na geral (17.º RallyGP)
  • 13.º na etapa 2 // 17.º na geral (15.º RallyGP)
  • 12.º na etapa 3 // 15.º na geral (14.º RallyGP)
  • 8.º na etapa 4 // 14.º na geral (13.º RallyGP)
  • 18.º na etapa 5 // 15.º na geral (14.º RallyGP)

:.

(Foto: RallyZone)