Dakar, Etapa 6: 48 Horas Crono pode virar tudo ao avesso
Haverá algo novo no Rally Dakar esta quinta-feira. Os participantes iniciam uma etapa em duas partes e não sabem de antemão onde vão passar a noite. Amanhã começam as 48 Horas Crono!
A sexta etapa do rali mais difícil do mundo percorre 766 quilómetros em torno de Shubaytah através do Empty Quarter (Quarteirão Vazio), 532 dos quais são cronometrados. O primeiro dia de corrida será interrompido às 16h, independentemente de quando o participante partiu e de onde se encontra no momento. Isso evita que os pilotos cheguem ao acampamento à noite e comecem o dia seguinte de corrida cansados. Existem vários acampamentos montados ao longo do percurso; os pilotos devem dirigir-se ao mais próximo.
Os pilotos podem ajudar-se uns aos outros na manutenção e reparação das motos. Cada um receberá equipamento de ‘camping’ e provisões suficientes para passar a noite. Não terão contato com as suas equipas e serão mantidos no escuro sobre a situação dos seus concorrentes. O contato com o mundo exterior não será possível. Na sexta-feira, a etapa continua às 7h para completar o restante do percurso.
Joan Barreda Bort (Hero) abrirá a etapa na quinta-feira, já que foi o último piloto do RallyGP a terminar na quarta-feira. Pablo Quintanilla, por outro lado, será o último a entrar em pista com a sua Honda depois do sucesso na etapa do sexto dia e poderá, portanto, ler os rastos dos seus adversários. O líder da geral, o piloto da Hero, Ross Branch, chega será o sexto a partir.
No geral, navegar no deserto hostil que é sem dúvida o “Bairro Vazio” será muito difícil. As rotas e pontos de passagem ficarão bastante ocultos e exigirão concentração máxima. A sexta etapa marca também a metade do Dakar 2024, com o dia de descanso agendado para o dia 13 de janeiro, sábado. Os ‘motards’ viajam de avião até a capital Riade, onde o rali continua no domingo.
0 comentários