Dakar, Etapa 8: Kevin Benavides vence etapa, Brabec mantem-se líder, Gonçalves sexto!
O piloto de fábrica da Honda, Ricky Brabec, conseguiu ampliar a sua liderança no Rally Dakar 2024, na Arábia Saudita, durante a oitava etapa desta segunda-feira, mas a vitória foi conquistada pelo representante da Red Bull KTM, Kevin Benavides. Rui Gonçalves honrou as cores de Portugal ao terminar no top 6.
A cinco dias do final, a categoria de motos no Rally Dakar 2024 estava ao rubro, com apenas 1 segundo a separar os dois primeiros, Ricky Brabec (Honda) de Ross Branch (Hero), e pouco mais de 30 minutos a separar o líder do sexto da geral. Ou seja, tudo em aberto para a segunda metade da competição.
Em termos de fabricantes, a Honda que dominou as últimas etapas tinha três dos seus pilotos nos seis primeiros, o californiano Brabec como líder, Nacho Cornejo no terceiro lugar e Adrien Van Beveren instalado no quarto lugar, a Hero com o solitário Ross Branch no segundo lugar e, não esqueçamos, a KTM a ganhar terreno que nos dois últimos dias subiu ao quinto e sexto lugar com a dupla Kevin Benavides e nToby Price.
O ‘menu’ da Etapa 8 de hoje, com 220 km de ligação e uma especial de 458 km entre Al Duwadimi e Saudar, o rali prosseguia desde o centro em direção ao norte da Arábia Saudita. O início seria em terreno arenoso, mas depois o cenário mudaria, para dar lugar a um terreno rochoso, muito acidentado e com pedras onde seria importante evitar furos.
FILME DA CORRIDA
No primeiro ponto intermédio, Ricky Brabec registou o melhor tempo provisório com uma vantagem de mais de um minuto sobre os seus perseguidores mais próximos, Toby Price (KTM) e Luciano Benavides (Husqvarna). A abrir a pista Nacho Cornejo já tinha perdido mais de dois minutos (mas ganhou 38” de bónus). Um olhar atento teria de ser mantido sobre Pablo Quintanilla, o último dos pilotos do GP de Rally a largar. O chilleno que ontem sofreu problemas mecânicos e perdeu mais de 2 horas e 35 minutos, alcançou o segundo melhor tempo aos 51 km, 58s atrás do líder Ricky Brabec. Ross Branch, que estava apenas um segundo atrás de Ricky Brabec na classificação geral no início da etapa 8, perdia quase dois minutos para o rival americano nesse primeiro ponto intermédio, após 51 km. No segundo ponto intermédio (após 111 km), Nacho Cornejo s já perdia quase 5 minutos para Ricky Brabec. O chileno ainda abria o caminho sozinho e com isso somava 1m47’s de bónus de tempo.
RUI GONÇALVES NO RITMO DE ROSS BRANCH
Rui Gonçalves alcançou o quinto melhor tempo após 111 km. Com a Sherco, apesar dos azares nos últimos dois dias, Gonçalves mantinha-se em jogo na classe Rally GP; o piloto português estava 3m19’s atrás do líder Ricky Brabec mas a menos de 20 segundos de Ross Branch mesmo à sua frente. Nacho Cornejo, que estava quase 5 minutos atrás do líder após 111 km, foi apanhado por Luciano Benavides no percurso da especial do dia. O argentino agora também abria caminho e começava a devorar os bónus. No ponto intermédio anterior o argentino da Husqvarna estava 2m12s atrás de Ricky Brabec.
Após 111 km, Brabec voltou a fazer o melhor tempo, com 1’22” de vantagem sobre Adrien Van Beveren e 1’46” sobre Pablo Quintanilla, que perdia tempo. Os três pilotos oficiais da Honda vinham na frente da KTM pilotada por Kevin Benavides e da Husqvarna de Luciano Benavides, que continuava a abrir caminho com Nacho Cornejo. Ross Branch tinha neste ponto o sexto melhor tempo, 3 minutos atrás de Ricky Brabec que, tal como estava tinha a liderança no ranking da geral virtual.
Após 165 km, no último momento antes da divisão desta especial em duas partes, Ricky Brabec lidera por 1m18s na frente de Adrien Van Beveren. No entanto, a diferença entre o americano eRoss Branch permanecia praticamente inalterada em relação ao ponto intermédio anterior, com pouco mais de 3 minutos a separar os dois rivais. Depois de figurar entre os 3 primeiros nos dois primeiros pontos intermédios, o chileno Quintanilla caiu para a 11ª posição após 165 km, mais de 8 minutos atrás de Brabec.
Depois do reabastecimento e antes da transferência, no final do primeiro troço, Ricky Brabec liderava, 1m18s à frente de Adrien Van Beveren, 2m20s à frente de Kevin Benavides e com 3m30s de vantagem sobre Luciano Benavides e Ross Branch, ambos com o mesmo tempo. Nacho Cornejo, vencedor de ontem, com 3 vitórias em etapas nesta edição do Dakar vinha a seis minutos atrás do americano.
BRABEC DILATA DIFERENÇA PARA BRANCH
Na classificação geral virtual, Brabec aumentou a vantagem de um segundo sobre Branch para 3m04s, com 10m11s sobre Cornejo e 15m57s sobre Van Beveren. Os quatro primeiros ainda estavam um pouco à frente dos pilotos das equipas austríacas KTM, GasGas e Husqvarna. As primeiras motos já tinham percorrido 344 km e estavam prontas para iniciar a segunda parte da especial do dia.
Luciano Benavides iniciou a segunda parte da especial a abrir caminho sozinho, ganhando 20 segundos extras após 366 km. Nacho Cornejo, o primeiro piloto a largar esta manhã, foi apanhado pelo argentino após 120 quilómetros e ficando para trás Nacho deixava de receber bónus. Após 366 km, Ricky Brabec ainda ostenta o melhor tempo com Adrien Van Beveren atrás; o francês recuperou quase 30 segundos sobre o seu companheiro de equipa, ficando 1m29s atrás do americano da Honda.
KEVIN BENAVIDES BATE VAN BEVEREN NOS ÚLTIMOS 10 KM
Após 406 km da especial, Adrien Van Beveren tira a liderança ao seu companheiro da equipa Honda, Ricky Brabec, por apenas 4 segundos. Kevin Benavides ocupa o terceiro lugar com a KTM, a 57 segundos do francês que almeja a quinta vitória na etapa do Dakar. Às 10h00 locais e após 448 km ,Kevin Benavides regista um tempo 1m01s mais rápido que Ricky Brabec. O argentino tem o melhor tempo provisório, mas Adrien Van Beveren, que liderou após 406 km, ainda precisa completar os 433 km.
Kevin Benavides chegou ao final da especial com o melhor tempo provisório, mas Adrien Van Beveren foi mais rápido que o argentino nos 448 km, a 10 km da meta. O francês parece caminhar para a vitória na quinta etapa do Dakar mas foi pura ilusão. O argentino foi mais rápido nos últimos 10 quilómetros, conquistando assim Kevin Benavides a segunda vitória este ano depois da primeira na etapa 3. Van Beveren também acabaria batido por Luciano Benavides, cujos 1m39’s de bónus o colocaram na frente do francês. Van Beveren terminou assim em terceiro, a 1m27s de Kevin Benavides.
RICKY BRABEC AINDA LÍDER POR 42 SEGUNDOS
Embora parecesse bem preparado para abrir uma vantagem sobre Ross Branch na classificação geral – uma diferença de apenas um segundo no início da etapa 8 – Ricky Brabec perdeu tempo nos últimos 50 quilómetros. Depois de ter ostentado uma vantagem de mais de 3 minutos sobre Branch no início da especial, no final o americano terminou 41 segundos à frente do piloto da Hero. Na classificação geral, a diferença passou para 42s entre os dois primeiros da classificação geral após oito etapas.
RUI GONÇALVES NUM MERECIDO SEXTO LUGAR
Concretizando aquilo que vinha prometendo ao londo de toda a etapa, onde chegou a rodar muito próximo de Ross Branch, o português Rui Gonçalves concluiu a etapa num brilhante sexto lugar; lembramos que ontem foi sétimo na etapa (sem a penalização de 15 minutos que lhe foi atribuida). O piloto da Sherco ocupa agora o 27º lugar da geral, uma vez que perdeu mais de duas horas na etapa de quinta e sexta-feira passada devido a uma avaria na moto. Mário Patrão terminou a etapa no 37º lugar, não havendo até ao momento resultados dos restantes portugueses.
Em atualização.
Nota: A classificação é ainda provisória, estando dependente de eventuais penalizações e créditos.
Resultado da Etapa 8
1. Kevin Benavides (RA), KTM, 3:35,03 horas
2. Luciano Benavides (RA), Husqvarna, +31 seg
3. Adrien Van Beveren (F), Honda, +1:27 min
4. Jose Cornejo (CHL) , Honda, +1:41
5. Toby Price (AUS), KTM, +2:18
6. Rui Gonçalves (P), Sherco, +2:24
7. Ricky Brabec (EUA), Honda, +4: 08
8 Ross Branch (BW), Hero, +4:49
9. Daniel Sanders (AUS), KTM, +5:10
10. Stefan Svitko (SK), KTM, +5:28
Classificação Geral (após 8 etapas)
1. Ricky Brabec (EUA), Honda, 36:16,31 horas
2. Ross Branch (BOT), Hero, +42 seg
3. Jose Cornejo (CHL), Honda, +4:21 min
4. Adrien Van Beveren (FRA) , Honda, +11:58
5. Kevin Benavides (ARG), KTM, +20:31
6. Toby Price (AUS), KTM, +29:10
7. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, +38: 43
8 . Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, +39:35
9. Stefan Svitko (ESL), KTM, +1:11,53 h
0 comentários