Dakar, Jeremy Miroir (Fantic): “Parti o motor e a Jane Daniels rebocou-me durante 50 km”

By on 17 Janeiro, 2024
Dakar, Jeremy Miroir (Fantic): “Parti o motor e a Jane Daniels rebocou-me durante 50 km” thumbnail

O Dakar é um rali exigente que exige perseverança, espírito de camaradagem e sacrifício para superar as muitas dificuldades que se sobrepõem ao longo de quase 15 dias. Um exemplo, a chegada do francês Jeremy Miroir (Fantic Racing) ao bivouac já noite escura, rebocado pela campeã de enduro Jane Daniels.

Jeremy Miroir é um dos três estreantes que correm pela equipa Fantic na 46ª edição do Rally Dakar. A marca italiana selecionou três jovens campeões de enduro: a inglesa Jane Daniels, o italiano Tommaso Montanari e o jovem piloto francês da categoria Rally – claramente a mais concorrida. Todos os três foram encarregados de levar as máquinas do construtor para Yanbu. Na noite da etapa 8, Miroir voltou ao acampamento rebocado por Jane.

“Foi uma verdadeira amostra de quanto difícil pode ser o Dakar”, disse o jovem francês. “No Dakar um dia é muito diferente do outro. Ontem naveguei bem e terminei como o estreante líder, então todos ficaram felizes. Mas esta noite foi como um banho frio, mas faz parte da curva de aprendizagem.” Enfatizou Jeremy que a seguir explicou o que lhe sucedeu na etapa.

“Bati numa pedra que ricocheteou e partiu o motor, causando uma drenagem indesejada de óleo ali mesmo.”

A Jane gentilmente rebocou-me durante 50 quilómetros. Estava a ficar complicado, porque estávamos no meio de pedras grandes e dos carros. O cabo de reboque era minúsculo. Não tinhamos caído até aquele ponto, mas ambos caímos sabe Deus quantas vezes antes. Mas ela não desistiu e, para ser sincero, se ela não estivesse lá, eu teria desistido do rali, mas agora posso retomar a corrida amanhã sem ter o meu número riscado”.

Concluiu o jovem estreante campeão de enduro, que na etapa 9 de terça-feira voltou à ação nas Rally 2 para assinar o 53º tempo na especial e o 33º lugar da classificação geral absoluta. No entanto, tudo isto foi possível por fazer parte de uma equipa de fábrica, ainda por cima com um espírito de entreajuda muito forte, conforme demonstrou Jane Daniels – a melhor concorrente feminina até ao momento.

Segue-se a Etapa 10 (AlUla- AlUla) desta quarta-feira, uma das mais curtas da prova e a longa aventura continua para Jeremy e Jane… A apenas 3 dias do final em Yanbu, qualquer desistência é como uma hecatombe. Certamente o espírito de resiliência do enduro pode levá-los longe mas… no Dakar, nunca se sabe o que nos espera atrás de uma pedra ou de uma duna…

Fotos: Fantic e Arquivo