Dakar Legends: Gilles Lalay 1 x vencedor
No próximo dia 7 de janeiro, completam-se 33 anos desde que Gilles Lalay nos deixou, falecendo vítima de um acidente numa pista do Rali Paris – Cidade do Cabo de 1992.
Gilles Lalay tinha trinta anos. Nasceu em 21 de março de 1962 em Peyrat le Château, França. Piloto de enduro, figurando há cerca de treze anos entre os melhores do mundo, Lalay competia, paralelamente em enduros e rally raids.
Gilles Lalay venceu o Paris-Dakar de 1989 e três ralis do Atlas. Numa altura em que as motos europeias dominavam as classificações mundiais, fez uma escolha diferente e tornou-se o primeiro francês a pilotar uma robusta moto japonesa, a Honda 250 CR de alto desempenho. Em 1985, inscreveu-se nos famosos Seis Dias de Enduro (ISDE) organizados em Espanha, a título individual porque a França não apresentou equipa. Lalay venceu a corrida, tornando-se o primeiro piloto francês a conseguir tal feito .
No dia 7 de janeiro de 1992, durante a décima quinta etapa do rali, e embora já tivesse tomado a decisão de que aquele seria o seu último Dakar como motociclista para se dedicar doravante às quatro rodas, colidiu com a sua Honda NXR 750 com um carro da organização desta edição que ligava Paris à Cidade do Cabo, na África do Sul, numa via congolesa. Lalay chocou com o carro que circulava em sentido contrário, morrendo instantaneamente…
Os anos passaram mas não o esquecemos, um imenso Campeão!
0 comentários