Dakar: Pit Beirer conta com Matthias Walkner em 2024
Depois de duas quedas graves nas etapas 2 e 13, começou-se nos bastidores a questionar sobre o futuro de Matthias Walkner no Dakar em duas rodas. Mas o responsável da KTM, Pit Beirer, já disse que conta com o experiente austríaco em 2024.
No último domingo, a Pierer Mobility AG comemorou a sua 20ª vitória geral no 45º Rally Dakar, 19 triunfos conquistados pelo grupo com a KTM, e um em 2022 do piloto da ‘prima’ GasGas, Sam Sunderland. Depois das duas vitórias da Honda no Dakar em 2020 e 2021 com Ricky Brabec e Kevin Benavides, o grupo Pierer voltou portanto a vencer por duas vezes consecutivas.
É por isso que Pit Beirer não quer mudar nada na equipa de fábrica da Red Bull KTM com Toby Price, Kevin Benavides e Matthias Walkner – apesar do austríaco ter perdido nono lugar no penúltimo dia após um acidente.
“Espero que nenhum dos três pilotos queira parar ou mudar de marca. Porque, do nosso lado, gostaríamos de deixar a equipa KTM como está. Esta é absolutamente uma ‘combinação vencedora’. Preferimos não mudar nada, nem na equipa nem nos pilotos”. Disse Pit Beirer quando questionado pelos nossos colegas da Speedweek.
No entanto, Matthias Walkner, de 36 anos, vencedor do Dakar em 2018 e entre os dez primeiros seis vezes consecutivas depois de 2017, incluindo quatro vezes no pódio, ainda não decidiu se vai continuar. “Vou deixar isso completamente em aberto”, disse o piloto austríaco antes de partir para o seu nono Rally Dakar. Enquanto estiver motivado e competitivo, gostaria de continuar. A equipa KTM também é muito competitiva e extremamente motivada. Portanto, é possível que eu continue envolvido com o motociclismo por mais alguns anos. Mas se tiver um Dakar mau, a situação pode mudar rapidamente…”
No regresso à Áustria após o seu acidente, Walkner não se comprometeu com os seus planos futuros. “É muito cedo para falar sobre isso agora. Primeiro, tenho que ter certeza de que ficarei bom novamente. Mas já vejo que ainda há muita motivação. Fogo, paixão, está tudo em mim. Todos os desejos de recuperação, a torcida das pessoas nas redes sociais, esse encorajamento, é simplesmente avassalador.”
Pit Beirer mostra compreensão pelo estado emocional do piloto de Kuchler, que venceu o Campeonato do Mundo de Rally-Raides em 2015 e 2021. “Matthias foi para o inferno e voltou no sábado, quando ficou preso a este colchão a vácuo por horas e perdeu temporariamente a sensibilidade nas pernas. Em tal situação, naturalmente começa a pensar. Ele deve agora ver que a dor vai embora e, com calma, fazer um plano para o futuro. “
Pit Beirer, que também foi vice-campeão mundial de motocross em 1999 (250cc), também conta com Walkner para 2024. “Ainda há um fogo no Matthias, não acho que tenha sido o último Dakar dele com a KTM.”
0 comentários