Dakar, Regulamento – Maior exigência para pilotos e motos
As mudanças nas regras para o Dakar 2021 baseiam-se nos esforços anteriores para garantir condições equitativas no que diz respeito à navegação, e redução da velocidade para tornar a corrida mais segura.
ROADBOOK
Entre as novidades que farão parte do Dakar 2021, estará o roadbook distribuído vinte minutos antes do início de cada uma das etapas. Isso difere da edição do ano passado, onde os road books foram distribuídos dessa maneira em apenas metade das etapas, no que foi apenas um teste da organização para a edição deste ano. O roadbook já assinala as zonas de perigo, mas a partir de agora os concorrentes também receberão avisos sonoros na abordagem das zonas de nível de perigo 2 e 3 para manterem-se alertas. Além disso, certos setores especialmente complicados e perigosos serão categorizados como “zonas lentas”, onde o limite de velocidade é ajustado.
LIMITE DE PNEUS
Outra mudança importante é a limitação de apenas seis pneus traseiros para cada moto em todo o rali, o que forçará os pilotos a serem muito mais cautelosos. No Ralis-Raide, a gestão de pneus geralmente desempenha um papel decisivo e determina o quanto os competidores podem puxar pelas motos.
TROCAS DE MOTOR E PENALIZAÇÕES
Haverá também um limite para o número de trocas de pistão, bem como a proibição de realizar quaisquer reparações mecânicas durante o reabastecimento. Penalidades para mudanças de motor foram introduzidas há alguns anos para encorajar os motociclistas a conduzir com maior cuidado. A partir de 2021, as penalidades de tempo serão aplicadas a partir da segunda troca de pistão, mesmo que o resto do motor permaneça o mesmo.
USO DE COLETES AIRBAG
A utilização de coletes com airbags passa a ser obrigatória para todos os participantes. Os coletes airbag, que já são usados em várias categorias de estrada e no MotoGP, podem reduzir a gravidade das lesões num acidente grave. Após testes e aprovação no Rali da Andaluzia, passaram a ser obrigatórios para as categorias de motos e quadriciclos. Os pilotos receberam uma lista de fabricantes aprovados pela FIM. Este equipamento de segurança será verificado durante as verificações técnicas.
REABASTECIMENTOS
Em linha com o objetivo geral de incentivar os concorrentes a cuidar bem das suas máquinas, os motociclistas não terão mais permissão para trabalhar na moto nos postos de abastecimento. A paragem de 15 minutos será exclusiva para reabastecimento e descanso.
0 comentários