Desafio Ruta 40, Etapa 4: Benavides vence etapa, Schareina líder a um dia do final
Luciano Benavides (Husqvarna) conseguiu hoje na etapa 4 do rally Desafio Ruta 40 o seu primeiro triunfo em etapas, mas Tosha Schareina (Honda HRC) – 2º na etapa – mantém a posição de líder na prova com uma vantagem de aproximadamente 6 minutos sobre o piloto argentino. Ricky Brabec (Monster Energy Honda) foi terceiro, numa etapa madrasta para Sebastian Buhler.
A quarta e penúltima etapa do Desafio Ruta 40 teve lugar nas famosas dunas de Fiambalá, bem conhecidas do tempo em que o Dakar se disputou na Argentina. A parita foi dada junto a um rio seco, seguindo-se um setor com navegação off-road em área arenosa, uma parte muito selectiva antes dos concorrentes chegarem à segunda parte da especial de 345 quilómetros. Esta seria a última etapa a conceder bónus de tempo aos três primeiros pilotos que abrem a estrada.
Tosha Schareina e a sua moto da Honda HRC ficou com o melhor tempo ao km 45, após a passagem de todos os nove pilotos do RallyGP ainda em prova. Atrás deles vinham Luciano Benavides (Husqvarna), a 16 segundos, Toby Price (KTM) a 22, e Ricky Brabec como melhor representante da equipa oficial da Honda.
Tosha Schareina (Honda HRC) está cada vez mais perto do triunfo na chegada ao pódio final em Salta
As três primeiras motos chegaram ao km 104 com o espanhol ainda líder, 12 segundos à frente de Benavides (HVA) e 45 segundos à frente de Brabec (Honda). Contúdo, a liderança de Schareina haveria de passar neste ponto para as mãos de Pablo Quintanilla, com o chileno a estabelecer o tempo mais rápido. Toby Price (KTM) estava 18 segundos atrás e Schareina caiu para terceiro, a 24 segundos. Quintanilla é o sexto da geral, mas a mais de meia hora atrás do espanhol e, portanto, não constituia uma ameaça. Price também não, já que partiu o amortecedor na etapa 2 e perdeu uma hora na estrada.
O chinelo Quintanilla a liderar no km 228
Havendo uma neutralização dos tempos para as motos entre o km 104 e o km 220, não houve alterações na classificação até esse ponto. Assim, ao km 228 da etapa, ou 8 quilómetros após o final da neutralização, Pablo Quintanilla (Honda) ainda liderava o pelotão, com Toby Price (KTM) atrás a 10 segundos, Luciano Benavides (HVA) a 30 e Tosha Schareina a 45 segundos no quarto lugar.
Ataque final de Benavides e abandono de Buhler
Sebastian Buhler foi hoje obrigado a desistir, devido a um problema na moto da Hero Motosports
Com 297 km percorridos da etapa, Luciano Benavides (Husqvarna) atacou forte para ser o mais rápido do percurso e conquistou 3m13s de bónus. Tosha Schareina (Honda) estava nesse momento 3m06s atrás do líder, mesmo tendo em conta os seus 4m05s de bónus. O argentino estava então a caminho de conquistar a sua primeira vitória em etapas no Desafio Ruta 40 e a caminho de se aproximar do espanhol na classificação geral. Faltando menos de 50 km, Benavides era um novo lider tranquilo na especial, aumentando a diferença para Tosha no ranking virtual.
No km 301 um problema mecânico obrigou Sebastian Bühler (Hero MotoSports) a parar. O luso-alemão pediu para ser retirado da especial, o que o impedirá de alinhar amanhã. Buhler foi o terceiro concorrente de RallyGP a abandonar a corrida depois de Matthias Walkner (KTM) e Sam Sunderland (GasGas). Ainda restam oito concorrentes em prova da categoria principal das motos.
Na categoria de Rally 2 onde ainda há 22 concorrentes em prova, o sul-africano Michael Docherty (BAS World KTM) foi hoje o mais rápido, mas é o seu compatriota e colega de equipa Bradley Cox que mantém a liderança da geral.
0 comentários