Paulo Gonçalves estreou-se no Dakar há 15 anos!
No dia 31/12/2005, Paulo Gonçalves iniciou aquela que seria a sua primeira participação no Rally Dakar!
2005 foi um ano em que o piloto de Esposende competiu na equipa RPM do conhecido Paulo Marques, o primeiro português a vencer uma etapa no Dakar em motos.
O “Speedy” obteve vitórias nesse ano em quatro modalidades diferentes: Enduro, Motocross, Supercross e Todo-o-Terreno!
Falava-se na altura que vendeu o seu Audi TT – um automóvel que lhe era muito especial – para financiar a sua estreia no Dakar.
A prova arrancou em Lisboa e as duas primeiras etapas foram disputadas em solo português. Gonçalves foi 8.º em ambas e seguiu para África dentro do grupo da frente.
A navegação era uma autêntica descoberta e, por isso, na primeira etapa em solo africano desceu para o 26.º posto. O pior veio no dia seguinte: uma violenta queda deixou-o com o guiador “pendurado” e separado do triângulo da suspensão, problema que quase o colocou fora de prova.
Mas o piloto da Honda não desistia nunca! Retomou a corrida e, logo no dia seguinte, apesar de ter partido em 194.º, fez o 30.º tempo mais rápido!
Paulo foi regular nos dias seguintes mas, na 10.ª etapa, atacou e alcançou um brilhante 10.º lugar! Mas o “rookie” não ficaria por aqui… Três dias depois foi 8.º e, no penúltimo dia de competição, repetiu o 10.º posto.
No final, Paulo Gonçalves terminou na 25.ª posição e mostrou, mais uma vez, que um campeão se faz de resiliência. Nunca desistir era o lema do “Speedy”!
:.
(Imagem gentilmente cedida por Jorge Ró)
0 comentários