Rali de Marrocos, 2021, Etapa 5- Walkner: “Ser campeão mais cedo foi espantoso”
Ao chegar no Rali de Marrocos com uma vantagem de 20 pontos no topo da classificação do campeonato, Matthias Walkner sabia que ainda tinha de fazer um forte desempenho na penúltima ronda para conquistar o seu segundo título mundial de Cross-Country Rallies.
Usando o primeiro dia para apanhar o ritmo na sua KTM 450 RALLY após o intervalo de três meses desde a ronda anterior, Walkner usou a sua habilidade e discernimento para construir a sua velocidade ao longo da especial cronometrada acabando por obter o quarto lugar.
No segundo dia e com o evento a dirigir-se para a vasta extensão das dunas de Merzouga, o austríaco aproveitou a oportunidade para rodar forte desde o início e foi capaz de perseguir com sucesso os seus rivais à frente, ganhando a etapa por pouco mais de um minuto. Esse resultado também o elevou à liderança geral do rali.
Perturbado por uma nota particularmente complicada no road book na terceira etapa de segunda-feira, Walkner baixou a para a quarta posição quando o evento chegou a meio caminho. Voltando a lutar, e com o objectivo de recuperar o máximo de tempo possível, o vencedor do Dakar de 2018 fez uma soberba actuação que o viu falhar por pouco a sua segunda vitória na etapa do evento, por apenas 36 segundos!
No quinto e último dia, Walkner sabia exactamente o que era necessário para marcar pontos suficientes para chegar ao título mundial. Com a especial cronometrado encurtado pelos organizadores para apenas 166 quilómetros, os tempos foram muito próximos. Alacançando o oitavo lugar na 5ª etapal, Walkner terminou em segundo lugar na classificação geral do evento e conquistou ele próprio 20 pontos, garantindo o Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country Rallies de 2021 para si e para a KTM.
Matthias Walkner, Campeão do Mundo de Cross-Country Rallies 2021
“Foi um rali ‘cool’ para mim. Parti esta manhã na esperança de conseguir a vitória, mas cometi um pequeno erro a meio do percurso que talvez me tenha custado um minuto, mas foi suficiente na etapa muito curta para perder. No entanto, o segundo lugar da geral é óptimo e ganhar o título do campeonato do mundo mais cedo, é espantoso.
“A equipa tem sido fantástica durante todo o ano, por isso um grande obrigado a eles. Está na hora de relaxar agora e desfrutar realmente do momento”.
Das três rondas do campeonato disputadas até agora, Walkner mostrou boa consistência. Foi segundo no rápido Rali do Cazaquistão, antes de vencer nas condições contrastantes do épico Rali Silk Way, realizado na Rússia menos de um mês depois. Agora, com outro resultado de pódio em Marrocos, o experiente piloto de 35 anos mostrou claramente que está em forma e agora pretende levar o seu ímpeto vencedor à ronda final da série em Abu Dhabi antes de se concentrar no Dakar de 2022, em Janeiro próximo.
Norbert Stadlbauer – Director da Equipa de Rally KTM
“Estamos muito satisfeitos com o resultado global – viemos aqui para trazer para casa o título um evento mais cedo e conseguimos fazer isso. Tem sido uma corrida muito positiva para toda a equipa e agora vamos olhar para Abu Dhabi e depois para Dakar em Janeiro”.
0 comentários