Rali de Marrocos, Etapa 3: Brabec vence, Buhler segundo
Ricky Brabec afirma que venceu ‘por instinto’ a terceira etapa de hoje, porque ele e o segundo classificado, Sebastien Buhler, foram os primeiros a achar o percurso correcto à saída do rio… onde a confusão foi geral.
Após as duas primeiras etapas com muitos troços de areia, a terceira ajudou os concorrentes a recuperar o fôlego. Apenas um pequeno ‘erg’ aguardava os participantes. Uma etapa desenhada para baixar um pouco a pressão das duas anteriores, graças – entre outras coisas – a uma mudança nas secções de ligação. Nas famosas encostas ‘marroquinas’ – mais rochosas – David Castera e a sua equipa tentaram dar mais importância à navegação, numa etapa que percorreu as paisagens fascinantes da Tassili marroquina mas desta vez com maior destaque do roadbook e muitos cruzamentos.
A primeira moto a partir foi a de Matthias Walkner, às 7h45, seguido por Nacho Cornejo e Pablo Quintanilla em intervalos de 3 minutos. A dupla chilena da Honda saia em posição favorável para recuperar o terreno perdido para o líder da classificação geral, Matthias Walkner que com a KTM tinha apenas 19 ‘de vantagem sobre Quintanilla.
BARREDA O PRIMEIRO LÍDER
No km 200, antes do reabastecimento, Joan Barreda foi o 11º a partir esta manhã, liderava a classificação geral com 46 segundos à frente de Matthias Walkner. Pablo Quintanilla ocupava a terceira posição, a 8 segundos do piloto austríaco. Pior estava Nacho Cornejo que depois de ser o segundo a partir estava agora quase 3 minutos atrás de Walkner.
Com os quatro primeiros pilotos a terminar a especial do dia, Ricky Brabec venceria a etapa, 11,08 minutos à frente do seu companheiro de equipa na Honda Pablo Quintanilla e 13’08” à frente do líder da classificação geral esta manhã, Matthias Walkner.
BUHLER A SURPRESA DO DIA
Supreendente o segundo lugar de Sebastien Buhler (Hero Motosport) que terminava a etapa no segundo lugar, a 2,04 minutos de Brabec, depois de ser atirado para o fim da tabela na primeira etapa, subindo agora ao 27º lugar no rali. “Encontrei a saída do rio e ouvi dizer que muitos pilotos perderam tempo. Acho que essa foi a chave para a etapa de hoje. Senti-me bem com a moto esta manhã e fizemos alguns ajustes que me ajudaram muito. Espero continuar nesta linha.”
Etapa positiva também para Joaquim Rodrigues, nono na etapa e mantendo a 11ª posição na classificação geral.
Joan Barreda, que inicialmente assumiu o controle da classificação geral virtual, teve problemas de navegação posteriormente e o seu 4º lugar foi provisório, baixando depois de uma penalização a sexto na etapa.
BRABEC VENCEDOR ‘POR INSTINTO’
O vencedor da etapa Ricky Brabec (Monster Energy Honda) e líder provisório da classificação geral, classificou o seu resultado como ‘uma questão de instinto’. “Esta manhã larguei em 6º e a poeira estava muito densa. No reabastecimento, não perdi tempo mas também ganhei. Depois de reabastecer, a nota no roadbook dizia que eu tinha que sair do rio e vi que todos os rastros na minha frente ainda estavam lá, então acho que foi uma questão de instinto. Eu estava 12 minutos atrás de todos e de repente não havia rastros na minha frente, mas todos os sinais de alerta de perigo soaram, então fiquei a saber que estava no caminho certo. Os últimos 60 km percorri sozinho. Faltam dois dias, tenho que me concentrar. “
Andrew Short (Monster Energy Yamaha) foi 3º na etapa a 5’24 minutos do vencedor e ocupa a décima posição na classificação geral. “Hoje rodei melhor e foi mais rápido na navegação“.
Adrien Van Beveren (Monster Energy Yamaha) foi 4º hoje e tem o quinto lugar na classificação geral provisória. “’Não sou o mais rápido, exceto talvez nas dunas, então tento ser mais consistente. Ontem terminei em 12º e hoje, sem fazer nada diferente de ontem, terminei em 4º. Tenho tendência a abrandar quando a navegação fica complicada e há alturas em que isso funciona a meu favor, como hoje, já que o segredo era sair bem do rio. “
RESULTADOS DA 3ª ETAPA
1. Ricky Brabec (USA), Honda, 3:30:32
2. Sebastian Buhler (POR), Hero, 3:32:36 +2:04
3. Andrew Short (USA), Yamaha, 3:35:56 +5:24
4. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 3:36:18 +5:46
5. Franco Caimi (ARG), Hero, 3:36:44 +6:12
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. Ricky Brabec (USA), Honda, 10:43:43
2. Joan Barreda (ESP), Honda, 10:53:25 +9:42
3. Pablo Quintanilla (CHI), Honda, 10:54:10 +10:27
4. Matthias Walkner (AUT), KTM, 10:55:52 +12:09
5. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 11:01:16 +17:33
0 comentários