Rally Dakar 2024: Como funciona a nova etapa de 48 horas
Os organizadores trouxeram uma inovação para a 46ª edição do Rally Dakar. Que desafio apresenta a sexta etapa, que durará dois dias?
Com a etapa de 48 horas, a ASO estabeleceu um desafio novo e, portanto, desconhecido para os participantes. A inovação está prevista para a etapa 6, nos dias 11 e 12 de janeiro.
A rota cobre 766 km em torno de Shubaytah, 532 dos quais são cronometrados. Carros e motos circulam em rotas diferentes. O primeiro dia de corrida será interrompido às 16h, independentemente de quando o participante partiu e de onde se encontra no momento. Isso evita que os pilotos cheguem ao acampamento à noite e comecem o dia seguinte de corrida cansados. Existem vários acampamentos montados ao longo do percurso; os pilotos devem dirigir-se ao mais próximo.
Os pilotos de moto podem ajudar uns aos outros nas manutenções e reparações das motos, mas às vezes com um parceiro diferente do que estão acostumados. Receberão equipamento de camping e provisões suficientes para passar a noite, mas não terão contacto com as suas equipas e serão mantidos sem saber a situação dos seus concorrentes.
Na manhã seguinte a etapa continua às 7h para completar o restante do percurso. O facto da navegação ser muito exigente torna a etapa 6 ainda mais difícil e importante.
A sexta etapa assinala também a metade do Dakar 2024, com dia de descanso no dia seguinte, a 13 de janeiro. Os motociclistas viajam até a capital de avião.
0 comentários