Rally Dakar 2024, Joaquim Rodrigues (Hero): “Nunca é fácil voltar de uma lesão”

By on 31 Dezembro, 2023
Rally Dakar 2024, Joaquim Rodrigues (Hero): “Nunca é fácil voltar de uma lesão” thumbnail

Joaquim Rodrigues é o piloto luso com mais participações no Rally Dakar, partindo para a sua sétima participação com ambições renovadas depois de um ano muito difícil marcado por duas lesões.

Em 2022, Joaquim Rodrigues começou muito mal o seu Dakar quando, juntamente com vários outros pilotos da frente, perdeu quase uma hora à procura de um waypoint na primeira etapa. Isso significou que não poderia fazer melhor do que o 14º lugar geral ao chegar a Jeddah, mas ainda assim J-Rod permaneceu suficientemente focado para vencer a sua primeira especial do Dakar. Um prazer duplicado pelo fato de que, ao fazê-lo, o ex-piloto do Supercross também ofereceu à Hero  a sua primeira vitória numa etapa da corrida. Isso obviamente aumentou a confiança de J-Rod para a edição de 2023 e ele estava onde queria estar, terminando a terceira etapa entre os 10 primeiros. Então, na etapa 4, o desastre ocorreu quando caiu e fracturou uma perna.

De volta à ação em outubro de 2023, após sete meses fora da moto, para o Rally du Maroc, quebrou tragicamente a escápula no teste de shake down antes mesmo de a corrida começar. Mais uma vez lutando para voltar à boa forma.

“Não há como negar que 2023 foi um ano muito difícil para mim. Esperemos que 2024 seja melhor. Nunca é fácil recuperar de uma lesão e sofrer duas seguidas como esta é duas vezes mais difícil. Tive que cavar fundo para encontrar a motivação – a reeducação física nunca é muito divertida! O que me motiva é o facto de ainda gostar de andar de moto e saber que tenho velocidade. Além disso, a equipe Hero tem sido incrível, como sempre. Eles nunca decepcionam, ficam sempre ao nosso lado – é realmente como uma pequena família.

Obviamente o Dakar 2024 vai ser difícil em termos de resultados. Se não andas de moto perdes o ritmo e eu não corro competitivamente há um ano inteiro. Inevitavelmente isso terá um impacto, mas farei o meu melhor por mim e pela minha equipa.” Disse o piloto transmontano ao site Dakar.com

Piloto: Joaquim Rodrigues

Moto: Hero 450 Rally (Hero Motosport Team Rally

27

Participações no Dakar: 6

Melhor resultado: 11º em 2021 (vencedor da Etapa 3 em 2022)