Rally Dakar 2024, Ross Branch (Hero): “Espero que as estrelas se alinhem por mim”
Dificilmente encontramos um piloto mais entusiasmado e alegre num acampamento, seja na Argentina, em Marrocos ou na Arábia Saudita. Ano após ano, o ‘Kalahari Ferrari’ vive o sonho. E o seu sorriso nunca sai do seu rosto.
Desde que venceu a sua primeira etapa em 2020 como privado, o piloto do Botswana abriu um caminho glorioso. Esse caminho nem sempre foi fácil, especialmente quando se tornou piloto de fábrica. Durante as suas campanhas no Dakar com as cores azuis da equipa oficial Yamaha (em 2021 e 2022), as suas aventuras terminaram em lágrimas, primeiro por causa de um incidente mecânico, depois por uma queda. Com a Yamaha a interromper o seu programa de rally-raides, as coisas poderiam ter terminado aí para o nativo de Gaborone. Felizmente, surgiu uma nova oportunidade com o fabricante indiano Hero e a sua equipa de fábrica.
Continuando a trabalhar como piloto de linha aérea, Branch voltou a participar em todas as etapas do W2RC, terminando entre os cinco primeiros da classificação geral após excelentes resultados na Argentina (4º) e Marrocos (4º). Apelidado de ‘Kalahari Ferrari’ por um torcedor local em referência a uma carroça puxada por burros muito rápida, Ross Branch, de 37 anos, agora tem apenas uma coisa em mente: vencer o Dakar depois de abandonar duas vezes e terminar o último rali num decepcionante 27º lugar (apesar de duas vitórias em etapas) – cinco anos depois de terminar como o melhor estreante em 2019 (13º no geral).
“A equipa tem se esforçado muito e a moto (Hero) está a andar incrivelmente bem. Tenho trabalhado muito em casa no lado da navegação em coisas onde pensei que estava a falhar muito em comparação com os outros pilotos. Saímos do Rali de Marrocos com muita confiança (4º). Vou buscar o melhor resultado possível. Tudo tem que se alinhar, porque há muitos pilotos que podem vencer. Vai ser bom e espero que seja o melhor até agora para mim. Senti no ano passado que estava a falhar em alguns lugares e sinto agora que tenho tudo pronto. Esperamos que o trabalho valha a pena.
A equipa tem sido inacreditável na solução de todos os pequenos problemas que tivemos. Agora temos uma moto vencedora, o resto depende de mim. Ser piloto de fábrica é um sonho meu desde criança. Obviamente, isso traz mais pressão, mas é uma boa pressão. Estou a aproveitar cada dia, vivendo a vida ao máximo. Estou muito orgulhoso, privilegiado e muito grato à Hero Motorsports por ter esta oportunidade. Espero poder deixá-los orgulhosos e, obviamente, o país do Botswana. Daremos o nosso melhor e desde que eu saia do Dakar sem arrependimentos, isso será o principal.” Conclui Ross Branch.
Piloto: Ross Branch
Moto: Hero 450 Rally (Hero Motosport Team Rally
Nº 46
Participações no Dakar: 5
Melhor resultado: 13º em 2019 (vencedor de 3 etapas no Rally Dakar)
0 comentários