Rally do Cazaquistão: Sunderland e Walkner prontos para novo desafio

By on 4 Junho, 2021

Realizado no oeste do país, e sediado na cidade costeira de Aktau, o Rally Cazaquistão cobrirá uma distância total de 2.270 km, dos quais 1.465 km serão cronometrados etapa especial com concorrentes a correr pelo terreno misto da região de Mangystau. Matthias Walkner e Sam Sunderland estarão à partida a defender as cores da KTM.

A 8 de Junho terá lugar a tradicional partida cerimonial, na costa do Mar Cáspio da cidade de Aktau, que será seguida de cinco duros dias de corrida, incluindo uma etapa de maratona, antes do final a 13 de Junho. Tanto Sunderland como Walkner procurarão levar a bom termo as suas campanhas do campeonato mundial com fortes desempenhos na terra do Cazaquistão.

Mostrando um ritmo forte e consistente ao longo do Rally Dakar de 2021, Sam Sunderland foi recompensado por esse esforço com um terceiro lugar no pódio. Depois de algum tempo sem pilotar a sua KTM 450 Rally, durante o qual Sunderland trabalhou essencialmente a condição física, o pilto britânico voltou recentemente aos testes com a equipa em Espanha. Trabalhando de perto com os seus mecânicos, Sam fez algumas mudanças encorajadoras no manuseamento da sua bicicleta e está agora ansioso por colocá-las à prova para defender o seu título do Campeonato do Mundo de FIM Cross-Country Rallies de 2019 no Rally Kazakhstan.

Sam Sunderland: “Estou a sentir-me bem neste momento. Temos feito alguns testes positivos com a equipa em Espanha, e tem sido óptimo ter a sensação das coisas de volta depois do Dakar. Fizemos algumas alterações às configurações da moto, principalmente com a suspensão, pelo que é bom dar alguns passos realmente positivos. Estou ansioso por ver como tudo funcionará em situação de corrida. O objectivo para mim para este ano é manter o número um na moto que ganhei em 2019. Obviamente, sem nenhum campeonato no ano passado, continuo a levar a placa número 1. Esperemos que um forte início da série no Cazaquistão conduza a mais um bom ano”.

Matthias Walkner também desfrutou de uma forte exibição no Dakar deste ano, mas devido a um problema técnico cedo ficou excluído da luta pelo pódio. Variando o seu treino ao longo dos últimos meses, praticando motocross e enduro como preparação, e mesmo na neve à porta de casa, na Áustria, Walkner tem-se concentrado no básico – resistência, e velocidade final em todas as condições. Com um calendário completo de eventos à sua frente na liderança, Matthias está ansioso por reclamar o seu segundo título de campeão mundial.

“Estou super entusiasmado por começar a época do campeonato do mundo”, começa por referir Matthias Walkner. “É óptimo estar de volta ao rally de moto”. A primeira vista parece realmente interessante o percurso no Cazaquistão, e por isso a corrida deverá ser um bom teste para todos nós. Estou realmente ansioso por correr num novo país e experimentar algumas paisagens diferentes. A minha preparação na época baixa tem corrido bem. Tentei realmente concentrar-me nas minhas capacidades – voltar a fazer motocross e trabalhar na minha velocidade. Os testes em Espanha têm corrido bem, fizemos algumas boas mudanças e estou realmente contente com o que sinto na moto.”

Infelizmente, na sequência da sua queda no Rally Dakar de 2021, Toby Price ainda não está apto para competir. O australiano espera estar de volta à sua moto nas próximas semanas e planeia regressar à competição mais tarde na série. Da mesma forma, a última assinatura da Red Bull KTM Factory Racing, Kevin Benavides, lesionou o ombro num incidente de treino durante os testes com a equipa. O actual vencedor do Dakar foi recentemente submetido a uma cirurgia bem sucedida, o que ajudará à sua recuperação. Tal como o Price, Benavides também espera estar de volta a disputar o Campeonato Mundial de Cross-Country Rallies da FIM o mais cedo possível com a equipa.

Jordi Viladoms – Gestor da Equipa de Rally KTM: “Estamos realmente entusiasmados por estar de volta a correr no campeonato do mundo. Obviamente, no ano passado não participámos devido à situação da Covid, por isso é óptimo estarmos ansiosos por agora termos uma lista completa de eventos. Há algumas más notícias, pois tanto Toby Price como Kevin Benavides não poderão participar no Cazaquistão, uma vez que ainda estão a recuperar de lesões. Toby está perto de estar 100% em forma após a sua lesão no Dakar deste ano, e a nossa mais recente contratação, Kevin, acaba infelizmente de ser operado para reparar alguns danos que sofreu no ombro num acidente de treino. Espero vê-los a ambos a correr de volta o mais depressa possível. A corrida no Cazaquistão é nova para nós, por isso planeamos ganhar alguma boa experiência com ela, colocar toda a equipa de volta à velocidade e, esperemos, obter um resultado forte”.

O Rally Cazaquistão começa com a primeira etapa na quarta-feira, 9 de Junho, seguida de outros quatro dias de corrida antes do final em Aktau, a 13 de Junho.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments