Rally: Kove contrata Mason Klein para o Dakar 2024
O jovem americano estava sem moto para o Dakar 2024, desanimado, quando o fabricante chinês Kove o convidou para correr como piloto privado pela marca. Nesse momento, o ‘pesadelo’ de Mason terminou.
Depois de uma temporada conturbada no Campeonato do Mundo de Rally-Raides de 2023, que incluiu uma vitória na etapa do Rally Dakar, Mason Klein saiu do radar. Superadas as lesões sofridas no Dakar, o americano ficou a lutar para conseguir terminar a temporada do W2RC deste ano, mas também por um lugar no Dakar 2024.
Com uma moto para estar na linha de partida a parecer cada vez mais um sonho distante para o americano, a Kove interveio onde outras equipas de fábrica recusaram, oferecendo total apoio para Klein comandar a sua própria equipa, ao lado dos seus pilotos de fábrica na Arábia Saudita em janeiro próximo.
O mais surpreendente é que este aparentemente novo fabricante chinês de motos, contratou um dos melhores pilotos do campeonato do mundo. Isto diz muito sobre o quanto difícil pode ser fazer progressos no mundo dos rally-raides, quanto caros são, mas também ter sucesso e não obter o apoio de uma fábrica que seria de esperar.
O Dakar 2023 viu Mason vencer uma etapa e ser um dos principais candidatos, mas algumas grandes quedas, uma das quais resultou numa lesão na cabeça, marcaram o início de uma temporada difícil para o jovem americano. A Kove, surge assim no momento certo, surgindo para tirar o jovem Klein da miséria e da frustação de não ter uma moto, afirmando a sua satisfação por apoiar Mason.
Mason pilotará a nova Kove 450 Rally EX 2024 e terá acesso aos técnicos de fábrica, peças e equipa de fábrica, mas com a flexibilidade de seu próprio programa.
“Acho que a moto está pronta.” diz Klein. “Realmente sinto que não chegaria lá se não estivesse lá para vencer. O Top 10 é a parte fácil; nós já fizemos isso. A minha mãe diz “terminar”, mas da última vez disse-lhe que queria ficar entre os 10 primeiros e conseguimos. Então desta vez digo que quero vencer… esse é o objetivo.”
A Kove Moto USA tem apoiando os esforços de Mason que antecederam o Dakar em janeiro. O jovem americano espera receber um dos novos modelos MX250, a tempo de fazer algum treino antes da prova rainha do todo-terreno que tem início no dia 5 de janeiro.
Um percurso curto mas fabuloso
Como o melhor estreante (9º lugar), Mason Klein foi a descoberta do Dakar de 2022. No ano seguinte, o americano de 22 anos competiu na categoria RallyGP pela primeira vez como privado da KTM e até ganhou uma etapa. Por vezes lutando pela vitória geral, retirou-se após a etapa 12 – com um acidente no nono dia da corrida, bateu com a cabeça e perdeu a noção de como tinha acontecido.
Tendo em conta o seu desempenho, Klein foi considerado um potencial candidato à equipa de fábrica da Red Bull KTM ou mesmo à Husqvarna ou à Red Bull GASGAS. Mas não foi isso que aconteceu. Desde julho, Klein tem vindo a testar exaustivamente a Kove 450 Rally em Espanha e aceitou competir no Dakar de 2024 com a moto chinesa.
0 comentários