Ricardo Freire na Taça do Mundo de Corridas em Areia: “Sempre ambicionei ser um especialista em areia”
Ricardo Freire será o primeiro português de sempre a disputar na íntegra a Taça do Mundo de Corridas em Areia.
Em Novembro de 2023, o jovem da Figueira da Foz participou na Monte Gordo Sand Experience, última etapa da temporada de estreia desta competição e deu nas vistas ao terminar na 10.ª posição final entre os mais de 70 pilotos.
Sempre foram reconhecidos os seus dotes para o piso arenoso e, com ajuda de diversos parceiros, Freire abre agora um novo capítulo na sua carreira. OMotosport falou em exclusivo com o piloto da Honda Lousãmotos.
Conta-nos as novidades para este ano na tua carreira.
“2024 será um ano de novos desafios. Depois da Monte Gordo Sand Experience, surgiu a oportunidade de no próximo ano estar presente na totalidade das provas da Taça do Mundo de Corridas em Areia. Este projeto tem um grande significado para mim, uma vez que sempre ambicionei ser um especialista em areia.”
Vais fazer a Taça do Mundo de Corridas em Areia como piloto privado ou inserido em alguma equipa da Honda?
“Irei fazer o Campeonato como piloto privado. Logicamente tenho o apoio da Lousamotos e de outros parceiros que permitem que este projeto seja possível.”
O Gilberto Jordão é um piloto e entusiasta da modalidade que participa neste teu projeto. Que papel terá ele?
“O Sr. Gilberto é um dos patrocinadores principais deste projeto, estando muito presente e dedicado em todo o seu desenvolvimento. É uma pessoa com grande conhecimento e experiência a todos os níveis. Sem dúvida, bastante enriquecedor para mim.”
Tens aparecido em vídeos a treinar com o Rubén Fernández. Ele tem sido um companheiro de treino na preparação para esta nova “aventura”?
“O Rubén é um amigo de infância, juntos já passámos inúmeras aventuras. Neste momento estando ele em Portugal, treinar com ele tem sido uma mais-valia. Se bem que temos realizado treinos para realidades distintas.”
Além das Corridas em Areia, que outros planos tens para 2024?
“Em relação a competições nacionais, sendo o Supercross uma modalidade que gosto muito, este será também um dos focos da minha época. Durante o ano irei também marcar presença em algumas provas do Nacional de Enduro e do Nacional de Motocross, tendo sempre como objetivo a preparação para a Taça do Mundo e para o nacional de Supercross.”
Com a tua mudança para a Honda Lousãmotos, com que motos te vamos ver este ano?
“Irei competir com a minha Honda CRF450R na Taça do Mundo de Corridas em Areia e no campeonato nacional de Motocross. Para o Supercross, irei fazer o campeonato com uma Honda CRF250R.”
Calendário da Taça do Mundo de Corridas em Areia
- 2-4 Fevereiro – Enduropale du Touquet (França)
- 23-25 Fevereiro – Enduro del Verano (Argentina)
- 12-13 Outubro – Weston Beach Race (Grã-Bretanha)
- 1-3 Novembro – Bibione Sand Storm (Itália)
- 22-24 Novembro – Monte Gordo Sand Experience (Portugal)
- 7-8 Dezembro – Ronde des Sables (França)
0 comentários