TT: Campeonato Nacional de Flat Track arrancou em Barcelos
Foi sob a batuta da Associação Clube Moto Galos de Barcelos e da Federação de Motociclismo de Portugal que teve início neste passado domingo, 21 de abril, a prova inaugural do Campeonato Nacional de Flat Track, na pista multiusos de Chorente, Barcelos.
A prova esteve inicialmente prevista para dia 6 de abril, mas o mau tempo obrigou a um ajuste no calendário. Ainda assim, e apesar de não ter chovido na semana que antecedeu a prova, algumas zonas de pista continuavam impraticáveis, o que obrigou a organização a um esforço adicional na preparação do piso e até no redesenho de uma parte da pista, de forma que as corridas pudessem realizar-se em segurança para pilotos, comissários e público.
Algumas novidades no regulamento vieram trazer uma animação extra ao já espetacular CNFT. Entre elas, a aparição da classe Promo Bike, destinada a pilotos que queiram iniciar na modalidade numa moto recente, de MX/Enduro/SM e com cilindrada limitada a 250 cc. As classes de 50 cc e Pit Bikes foram fundidas numa só, passando a designar-se Mini Flat Track – ambas as classes, por serem troféus, têm uma inscrição 30% mais barata que as restantes, de forma a cativar mais pilotos.
Outras novidades foram implementadas ao nível das pontuações, para as nivelar pelos regulamentos de outras modalidades, sendo que as mangas de qualificação MQ1 e MQ2 apenas pontuam pela metade. Outra novidade foi a formação da grelha de partida em linhas de quatro pilotos, dando assim mais espaço de segurança no arranque.
Os primeiros pilotos a irem para a pista foram os da classe Mini Flat Track. Luís Sousa em Aprilia RX50 foi o piloto mais dominador mas teve de se defender afincadamente dos ataques de Carlos Castro e também de Nelson Ferreira (a estrear-se na modalidade) que até venceu uma das mangas de qualificação. Na final, tivemos Luís Sousa na frente, Carlos Castro no 2º lugar e o mais jovem de todos os pilotos, o poveiro Afonso Santos da AG81, a fechar o pódio da final.
Nas Tracker, o vencedor do Troféu em 2021, Maurício Santos, puxou dos galões e limpou as duas mangas de qualificação e a Final. Outro piloto a merecer destaque é o estreante Avelino Ferreira, que, tal como o Maurício Santos, é piloto Moto Galos e conseguiu fazer 2º lugar nas 3 mangas.
Entre as Power Bike, o Tricampeão em título Fábio Felícia (Team Satanás) debateu-se com alguns problemas mecânicos na sua nova montada mas também teve de se ver com o campeão das Tracker de 2023, José Lima da AG81, com Renato Neves e com o estreante João Sá, dos Motogalos. João Sá furou na primeira MQ mas acabaria por se redimir ao ficar em 2º na MQ2 e vencer a Final! Renato Neves levou pontos preciosos nesta etapa ao terminar no segundo posto. Na Final, tanto José Lima como o algarvio Fábio Felícia debateram-se com problemas mecânicos que os obrigaram a desistir da contenda.
Nova classe e novos desafios em Promo Bike, com Fernando Martins a impor um ritmo impossível de bater pelos seus adversários. O piloto poveiro da AG81 venceu as três mangas com alguma facilidade. João Sousa e José Alves discutiram entre si os lugares abaixo do pódio mas seria mesmo João Sousa a levar a melhor na Final. José Alves teve de se ver na Final com o jovem David Dias, pois este conseguiu agarrar o 3º posto durante grande parte da corrida, sendo passado apenas na parte final da corrida.
A maior expectativa centrava-se na classe Dirt Bike. Carlos Sá teve a árdua tarefa de defender o título de Campeão e a concorrência está mais forte que nunca. Não sendo uma pista muito favorável ao seu estilo de condução, Carlos Sá teve de gerir as corridas de forma a amealhar o máximo de pontos. Sérgio Rego e Miguel Fernandes estavam como peixes na água numa pista com piso muito irregular. E foi mesmo o poveiro Miguel Fernandes a vencer as duas Mangas de Qualificação. Aliás, as três mangas pareciam uma corrida a ‘dois tempos’ pois tivemos a luta entre os três primeiros e, mais atrás, a dos restantes cinco.
Na Final, Sérgio Rego faz um excelente arranque e conseguiu manter-se na frente de Miguel Fernandes até à bandeirada de xadrez. Carlos Sá, sem querer arriscar, agarra o 3º lugar do pódio.
A próxima prova será numa oval e decorrerá numa nova pista em Santiago do Cacém, no dia 19 de Maio, marcando assim a estreia do Flat Track na região do Alentejo!
Fotos: FMP / Nuno Urbano
0 comentários