VÍDEO: A primeira edição do Dakar em 1979

By on 16 Janeiro, 2016

A história do Dakar começa em 1977. Naquele ano, o francês Thierry Sabine perdeu-se com sua moto no deserto da Líbia, enquanto disputava uma competição entre as cidades de Abidjan e Nice. Thierry voltou completamente fascinado com a paisagem africana e, já em França, contou sua experiência a outros pilotos que também se interessaram pela aventura. A partir disso resolveram então desenhar um percurso cujo ponto de partida deveria ser na Europa e terminaria na cidade de Dakar, no Senegal. Surgia então, o Rally Paris-Dakar. O espírito de “aventura” sempre esteve presente nestes 37 anos de realização do Dakar.

A primeira edição da prova foi disputada em 1979. Ao todo, reuniram-se 182 veículos na praça do Trocadero, em Paris, para dar início à competição. Com um percurso de 10.000 km, apenas 74 veículos completaram a corrida. Em 1980 a categoria de camiões foi incluída na competição.

Já a edição de 1988 contou com um número recorde de participantes: 603 veículos. Em 1997, a corrida foi invertida e começou pela primeira vez na sua história, em Dakar. No ano 2000, o Rally atravessou o continente africano de oeste a leste, ligando o Senegal ao Egito.

Nos seus 30 anos de existência, o Dakar apenas não foi realizado em 2008. A segurança falou mais alto. Atos terroristas ameaçavam a competição. Dias antes do início, quatro cidadãos franceses e três soldados mauritanos foram assassinados. A edição foi cancelada na véspera do seu início. Os participantes, apesar do choque inicial, saudaram a decisão dos organizadores.

Em 2009 o Dakar deixa a Europa e África, pela primeira vez, e passa a ser disputado na América do Sul, mais precisamente na Argentina e Chile.

Veja aqui o resumo do que foi a primeira edição do Rally Dakar em 1979.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments