W2RC, Marrocos, Etapa 1: Branch vence e lidera, Brabec abandona
Após a etapa 1 do Rali de Marrocos, os dois pilotos da Honda desapareceram dos primeiros lugares. Ross Branch triunfou com a Hero na frente dos pilotos de fábrica Pablo Quintanilla (Honda) e Matthias Walkner (KTM).
A vitória de Ross Branch (Hero) na primeira etapa de hoje, permitiu ao piloto do Botswana liderar o Rali de Marrocos, 2’41” à frente de Pablo Quintanilla (Honda) e 5’38” de Matthias Walkner (KTM). Quanto aos três candidatos ao título do W2RC, 10 segundos separam Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) de Luciano Benavides (Husqvarna Factory), respetivamente 4º e 5º na etapa. Um mau dia para Adrien van Beveren (Honda) , que cedeu cerca de 9 minutos para os seus dois rivais.
Com um total de 710 km, a primeira etapa foi a mais longa do Rali de Marrocos 2023, dos quais 313 km tiveram de ser percorridos como especial cronometrada. O percurso ia de Agadir a Zagora por terreno rochoso, cascalho e, no final, dunas a brindar os participantes. Esta última foi a parte mais exigente tecnicamente, com muita areia e muito calor.
Logo pela manhã, confirmaram-se os temores de que o vencedor do ano passado, Skyler Howes, estivesse fora da corrida após a sua queda no prólogo – uma estreia fracassada para o americano como piloto de fábrica da Honda.
Sebastian Buhler foi 9º na etapa inaugural, num dia muito positivo para a Hero Motosports
Sebastian Bühler abriu o dia com a sua Hero e lançou as primeiras pistas para os participantes seguintes. O piloto que corre com licença alemã perdeu muito tempo devido ao trabalho de navegação. Nesta primeira etapa, não foi aplicado o sistema de bónus de que normalmente beneficiam os três primeiros participantes.
No controle de passagem aos 105 km, o companheiro de equipa de Bühler, Branch, estabeleceu o tempo mais rápido, à frente dos pilotos da Honda Ricky Brabec, Tosha Schareina e Pablo Quintanilla. Como melhor piloto da KTM, o austríaco Matthias Walkner estava três minutos atrás. Após 214 km, os quatro primeiros já estavam quatro minutos à frente do líder do campeonato Luciano Benavides (Husqvarna), cujo rival pelo título, Toby Price (KTM), era apenas alguns segundos mais lento.
A decisão da etapa acabou por ser tomada nas dunas. Ricky Brabec, que ontem foi segundo no prólogo, não conseguiu chegar ao final da etapa devido a problemas de combustível, o que significa o abandono da corrida do piloto americano. Quanto ao vencedor do prólogo, Tosha Schareina perdeu muito tempo na etapa, quase 20 minutos por se ter perdido.
O chileno Pablo Quintanilla (Honda) terminou o dia a 1 minuto e 41 segundos do vencedor da etapa
A vitória na etapa inaugural foi para Ross Branch, Quintanilla ficou em segundo, Walkner ficou em terceiro lugar no sprint final. Os candidatos ao título, Benavides e Price, perderam 5:43 min e 6:42 min mas estão a apenas 11 segundos na classificação geral. Rui Gonçalves terminou a etapa na 18ª posição da classe de elite Rally GP.
O sul-africano Bradley Cox (Bas KTM) foi o mais rápido na classificação de Rally2, categoria onde o estreante Salvador Vargas (XRaids Experience) averbou o 12º lugar. Tobias Ebster teve que aceitar um revés precoce na classificação do Rally2. O austríaco com pouco mais de dois quilómetros percorridos caiu forte, mas estava consciente. Ebster é sobrinho de Heinz Kinigadner e titular na sua equipa.
Terceiro mais rápido na etapa, Matthias Walkner pode dar uma ajuda valiosa ao seu campanheiro de equipa Toby Price
Etapa 1, Rali de Marrocos
1. Ross Branch (BWA), Hero, 3:13:17
2. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 3:14:58 +1:41
3. Matthias Walkner (AUT), KTM, 3:17:35 +4:18
4. Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, 3:19:00 +5:43
5. Toby Price (AUS), KTM, 3:19:59 +6:42
Classificação geral (após 1 de 5 etapas)
1. Ross Branch (BWA), Hero, 4:08:42
2. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 4:11:23 +2:41
3. Matthias Walkner (AUT), KTM, 4:14:20 +5:38
4. Toby Price (AUS), KTM, 4:16:04 +7:22
5. Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, 4:16:15 +7:33
0 comentários