W2RC, México, Etapa 2: Daniel Sanders vence etapa e lidera o rali

By on 25 Abril, 2023
W2RC, México, Etapa 2: Daniel Sanders vence etapa e lidera o rali thumbnail

Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory) foi o vencedor da segunda etapa do Rali de Sonora, terminando o dia com pouco mais de um minuto sobre Tosha Schareina (Honda), o espanhol que abriu hoje a especial depois da vitória de ontem. Ricky Brabec (Honda) foi hoje o terceiro mais rápido, num dia infeliz para Skyler Howes e Sam Sunderland que abandonaram devido a quedas.

A caravana do Rali de Sonora partiu hoje do acampamento no centro de Hermosillo para o acampamento na praia de Puerto Peñasco. Pistas mais arenosas e as praias do Mar de Cortez aguardam os concorrentes, mas um passo rumo ao desconhecido para muitos pilotos do W2RC! Navegando por entre vegetação, fesh fesh, poeira… As paisagens do Sonora Rally são novas para a maioria dos pilotos, e requerem algum tempo de adaptação! “Fiquei surpreso”, admitiu Adrien van Beveren após a etapa 1. O francês, 2º do W2RC após a vitória em Abu Dhabi, entrou hoje na especial atrás de Skyler Howes, duas vezes vencedor em Sonora  (2018, 2022) e, portanto, detentor do título, atrás do recordista de vitórias Ricky Brabec.

Especial encurtada para 162 kms

A etapa 2 seria encurtada devido a imprevistos e para garantir a máxima segurança aos concorrentes, sendo o início da especial também adiado em uma hora. Assim, os pilotos das motos teriam 162 km de prova cronometrada em vez dos 286 km inicialmente previstos.

No CP1 localizado no km 39, o piloto de fábrica da GasGas Daniel Sanders assinou o scratch com 1” de diferença para o piloto Toby Price, 14” para Ross Branch (Hero MotoSports) e 15” para Schareina (Honda Team). Os três pilotos que abriam a especial, Schareina, Sanders e Quintanilla (Monster Energy Honda) recolhiam bónus nesta fase. Incluindo o bónus, Schareina tinha 5” de vantagem sobre Sanders e mantinha a liderança da geral nesta fase da etapa.

Abandonos de Howes e Sunderland

Muito cedo, Skyler Howes abandona a corrida. O piloto americano da Husqvarna caiu no km 18 da especial, sofreu uma lesão no ombro e sendo tratado foi levado para a ambulância que estava no início da etapa. Também Sam Sunderland, o atual campeão mundial, caiu no km 24 da etapa. O piloto da Red Bull GasGas Racing sofreu contusões no joelho e nariz, sendo evacuado para o início da etapa. Um novo golpe duro para “Sundersam” que deixou o Dakar 2023 após uma queda na etapa 1 e que caiu pela segunda vez pouco antes da segunda ronda em Abu Dhabi, da qual não pôde participar.

No segundo controle de passagem (CP2) ao km 86, Daniel Sanders continuava a dominar a etapa, com Toby Price a apenas a 10 segundos. Ricky Brabec parecia finalmente revigorado, vinha a 29 segundos, seguido de Ross Branch a 1’17 minutos e Tosha Schareina está a 1’38’ minutos. Conquistando um bónus de 2m06s, Tosha Schareina estava praticamente em segundo na etapa, mas Sanders também tinha 1m53s de bónus para adicionar ao seu tempo. Sanders assumia a liderança do rali, com Schareina muito próximo.

No km 134 do CP3, Sanders mantinha-se como o mais rápido, 14 segundos à frente de Price, 21s à frente de Brabec e 1’09 minutos à frente de Branch e 1’40 minutos à frente de Schareina.

Sanders vence e torna-se líder da geral

No final, Daniel Sanders venceu a Etapa 2 com 1m15s de vantagem sobre Tosha Schareina. O piloto da GasGas deveria assim assumir a liderança da geral com 21 segundos de vantagem sobre Tosha Schareina quando chegar ao acampamento de Puerto Penasco. Os dois jovens que abriram esta manhã a etapa fizeram melhor do que resistir aos seus perseguidores. Sem os bónus, apenas Ricky Brabec e Toby Price conseguiram igualar Tosha em pura velocidade. Sanders esteve intocável hoje. No geral, Brabec deve estar de volta em terceiro, à frente de seu companheiro de equiae na Monster Energy Honda, Pablo Quintanilla. Três Hondas atrás de Sanders. Sebastian Buhler terminou a etapa na 14ª posição.

Dumontier intocável nas Rally2

O “Super Dudu” (HT Rally Raid Husqvarna Racing) dominou mais uma vez a especial na categoria das Rally2, vencendo na frente de Jacob Argubright (Duust Diverse Racing) por 1’13”, Kerim Fitzgerald (BAS World KTM Racing) por 3’59”, Bradley Cox (BAS World KTM Racing) por 4’23” e Paolo Lucci (BAS World KTM Racing) por 5’00”. Na classificação geral, o francês aumentou a vantagem sobre Cox (+5’39”). Argubright está quase 10 minutos atrás.