W2RC, Sonora Rally, Etapa 4: Price o mais rápido, mas resultados estão suspensos
Um erro no road book gerou uma enorme confusão, com vários pilotos de fábrica perdidos e os resultados finais suspensos. Provisoriamente, Toby Price terá vencido a etapa 4 na frente de Schareina, Benavides, Sanders e Walkner, mas tudo isto ainda está por confirmar.
Novamente desenhada num loop em torno do acampamento em Peñasco, a 4ª e penúltima etapa do Rali de Sonora reservou aos concorrente das motos uma especial de 248 quilómetros de dificuldade média, na qual se esperava grande disputa, com somente 2 minutos e 24 segundos a separar os primeiros quatro pilotos da classificação geral.
Sólido vencedor das etapas 2 e 3, Daniel Sanders reabriu a estrada esta manhã. Se Daniel Sanders (GasGas) e Tom Schareina (Honda) dominavam a classificação geral, a luta pelo pódio estava apertada atrás deles. O terceiro piloto, Luciano Benavides (Husqvarna), está 8’12” atrás do espanhol e tem que ficar atento aos seus perseguidores. Vítima de um erro de navegação na etapa 1, Toby Price (KTM) deu o seu melhor para subir ontem ao 4º lugar geral. O líder do campeonato mundial está agora apenas 1’31” atrás do argentino. Adrien van Beveren (Honda), quinto, e Matthias Walkner (KTM) era sexto a menos de um minuto do companheiro de equipa Toby Price.
Uma penalização de 15 minutos por trocar o motor após a etapa 2 arruinou os planos de vitória de Ricky Brabec. O objetivo do tetracampeão do Sonora Rally agora é ganhar o maior número de posições possível até sexta-feira e, assim, ganhar pontos na classificação do W2RC. O americano da Honda melhorou de 14º para 11º ontem. Dois meses depois de partir o fémur, Kevin Benavides regressou às competições no Sonora Rally. O vencedor do Dakar 2023 não está no seu melhor fisicamente, mas está a resistir! O argentino está em 9º lugar antes da etapa 4. Não é sua posição habitual, mas para ele o mais importante é terminar a prova.
Filme da corrida
Depois das primeiras dez motos passaram pelo km 32, a primeira tendência do dia revelou que Sanders não estava tão rápido quanto ontem. E essa também foi a mesma música para os outros três pilotos que abriam a etapa. O piloto da GasGas ficou a 22” do tempo de referência de Van Beveren VBA, Tosha Schareina a 28” e Ricky Brabec a 39”. Por enquanto, os bónus cobriam esse déficit para Sanders, mas se a tendência continuar ao longo dos 248 km podia não se sair tão bem quanto ontem. Talvez o “Chucky” esteja a jogar taticamente e gerenciando a sua liderança geral com cuidado.
Os três ‘abridores’ da etapa chegaram à primeira neutralização no km 92. Sanders perdia 58′, o que significa que rodou a uma velocidade média de 95 km/h. Schareina levou 23” a mais e Brabec 1’08” a mais.
No km 68, é Luciano Benavides quem faz o melhor tempo, 1” na frente de Price, 8” na frente de Quintanilla, 26” na frente de Schareina e 27” na frente de Van Beveren. Pablo Quintanilla não estava no seu auge, queixa-se que tem de lutar com uma direção que não reage como de costume na sua Honda CRF450 Rally desde o início da corrida.
Ao chegar ao km 92, Toby Price assina o tempo mais rápido, 3” à frente de Luciano Benavides. Sanders perde 22” e Schareina 45”, mas com os bónus de 2’15” para “Chucky” e 1’29” para Tosha estão na liderança da especial.
No km 151, Toby Price, que largou em quarto lugar na etapa já tinha ultrapassado Ricky Brabec, que largou à sua frente de manhã. O piloto da KTM beneficia agora dos bónus reservados ao terceiro piloto a abrir a etapa. Price fez o melhor tempo da corrida neste ponto, estando 1” à frente de Luciano Benavides.
Chegados os primeiros concorrentes ao km 190, Price ainda lidera a especial, 6” à frente de Luciano Benavides. Matthias Walkner foi P3 a 1’46”, Tosha Schareina P4 a 1’55”, Sanders P5 a 2’30” e Brabec P6 a 3’28”. Price tinha um bónus de 27”. Ainda não chega para compensar esta noite a Sanders e Schareina, os dois primeiros da classificação geral, que já somam 4’37” e 3’04”. Na classificação geral virtual, “Chucky” tinha 7’57” de vantagem sobre Schareina, 17’24” sobre Luciano Benavides, 18’22” sobre Price e 21’28” sobre Walkner.
Vários concorrentes perdem-se por erro no road book
Devido a um erro no road book ao km 76,84 onde indicava o CAP 298 em vez do CAP 233, vários concorrentes perderam o percurso. Todos esses concorrentes conseguiram voltar ao percurso do rali ao km 93,39. A situação foi então analisada pela organização, e em breve seria apresentada uma solução no sentido de minimizar o seu impacto. Adrien Van Beveren, Kevin Benavides, “Nacho” Cornejo e Pablo Quintanilla estavam entre os pilotos em questão. Teria que se aguardar a solução proposta pela FIM antes de conhecer os resultados da especial do dia.
Enquanto se aguarda a decisão da FIM sobre o destino dos quatro pilotos oficiais que se perderam por causa de uma nota errada no road book, os resultados da especial dão a vitória a Toby Price. Em segundo ficou Tosha Schareina a 11”, o terceiro é Luciano Benavides a 50” e o quarto Daniel Sanders a 1m07’s, com Matthias Walkner a 3’23” a fechar o Top 5 do penúltimo dia. Contúdo, todos estes resultados permaneciam suspensos até à decisão dos comissários de prova.
0 comentários