Dakar, Dixit: Brabec – “Vencer o Prólogo foi afinal um golpe para nós”
Ricky Brabec e Joan Barreda sabiam muito bem que hoje seria um dia difícil. Depois de obterem as duas primeiras posições no Prólogo de ontem, enfrentaram hoje a tarefa de abrir a pista neste primeiro dia “real” do Dakar 2021. Mas mal imaginavam o que lhes iria suceder…
O Rally Dakar teve um início difícil com uma etapa de 623 quilómetros – incluindo 277 km a contra-relógio – uma especial altamente técnica e complexa de navegação. Depois de partir de Jeddah esta manhã, os pilotos enfrentaram uma longa seção de ligação de 311 quilómetros no asfalto antes de chegar ao início da especial cronometrada, que, ao contrário do que havia sido anunciado no briefing da noite passada, acabou sendo muito lenta. Pistas pesadas, quebradas, pedregosas e em ziguezague, reduziram drasticamente as velocidades médias da etapa. A navegação revelou-se complicada numa rota enganadora que exigia várias travessias de rios secos. A especial terminou a 35 quilómetros do novo acampamento localizado em Bisha.
Depois de reivindicarem as duas primeiras posições no prólogo de ontem, Ricky Brabec e Joan Barreda enfrentaram a tarefa nada invejável de abrir a pista neste primeiro dia “real” do Dakar 2021. Mas mal imaginavam que as suas previsões para o dia iriam sofrer tamanho abalo. A navegação complicada acabou com qualquer chance de terminarem entre os favoritos, já que a dupla cedeu tempo aos rivais nos primeiros dez quilómetros da especial.

Ricky Brabec (24º)
“Vencer o Prólogo foi afinal um golpe para nós. Abrimos hoje a pista e não foi tão fácil como esperávamos. Os outros que partiram atrás de nós tiveram mais sorte. A primeira etapa foi difícil de navegar. Não foi rápida. Havia toneladas de pedras e velocidades mais lentas. Estava a tentar controlar o pneu traseiro porque temos de trabalhar mais do que um dia com este pneu, e devido a essa preocupação nem sequer tinha a certeza de que seguia com a velocidade certa.”
“Espero que no final tudo dê certo, mas, a partir de agora, é apenas o primeiro dia e temos onze restantes. Amanhã começaremos um pouco mais para trás, com dunas e pistas de areia. Com sorte, podemos avançar e recuperar alguns lugares.”

Joan Barreda (22º)
“Hoje foi um dia difícil. Partimos das primeiras posições e já, nos quilómetros iniciais, havia discrepâncias entre os quilómetros indicados pelo radar e pelo GPS com os do Roadbook. Ricky e eu perdemos muito tempo aí. Não foi fácil ao longo do dia, mas esperamos que eles pelo menos reintegrem o tempo perdido.”

RICKY BRABEC (24º) 
JOAN BARREDA (22º) 
KEVIN BENAVIDES (2º) 
JOSÉ IGNACIO CORTEJO (16º)
Relacionados
Últimas
-
CN Hard Enduro: Luta pelo título está ao rubro na classe Pro

A...
- Posted Novembro 13, 2025
- 0
-
CN Enduro Sprint: Ruben Ferreira conquista terceira vitória em Penacova

Ruben...
- Posted Novembro 7, 2025
- 0
-
AMA Supercross: Eli Tomac e Jorge Prado reforçam a KTM em 2026

A...
- Posted Novembro 5, 2025
- 0
-
CN Supermoto: Abrantes recebe a última ronda no Domingo

Com...
- Posted Outubro 31, 2025
- 0
-
CN Enduro Sprint: 3ª prova do campeonato no circuito TT da Atalhada
O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha e...
- Posted Outubro 30, 2025
- 0
-
AMA Supercross: Ducati e Troy Lee Designs no Supercross e Pro Motocross em 2026
A Ducati North America anunciou a equipa Troy Lee Designs...
- Posted Outubro 30, 2025
- 0
-
António Maio com resultado histórico na Baja Portalegre 500

Vence...
- Posted Outubro 28, 2025
- 0






0 comentários