Califórnia vai banir a venda de motos offroad não-elétricas até 2035
Os amantes do fora-de-estrada no estado da Califórnia devem estar atentos a um futuro de energia eléctrica sem motores de combustão, após o Governador Gavin Newsom ter emitido uma ordem onde o ano de 2035 é descrito como o fim de todos os motores não elétricos – incluindo as motos offroad. A medida é polémica, e decerto ainda fará correr muita tinta!
O estado da Califórnia, um dos maiores mercados de automóveis dos Estados Unidos será totalmente elétrico em 2035. A notícia confirma que até esse ano os veículos movidos a gasolina naquele estado serão proibidos – somente os camiões têm uma extensão de mais dez anos livres de emissões. Para as motos offroad, a contagem descrescente começou…
As primeiras notícias sobre a mudança para a ‘mobilidade elétrica’ num dos estados mais populosos dos EUA vieram a lume em Setembro de 2020. Na altura, o documento não fazia menção direta a motos, mas o mesmo incluía uma nota de rodapé do governador da Califórnia, onde Gavin Newsom deixava explicito que a mudança para a mobilidade elétrica iria também abranger veículos off-road – incluindo as motos de enduro e motocross, assim como ATVs, veículos de grande procura naquele estado.
O decreto a proibir veículos todo-o-terreno de todas as categorias – sejam motociclos todo-o-terreno, ATV, quadriciclos, ou side-by-side, surge como uma tentativa de transformar a Califórnia num estado neutro em termos de carbono, e de reduzir a poluição no estado mais povoado do país. Novas alternativas eléctricas para o offroad estão constantemente a ser equacionadas e desenvolvidas em todo o mundo.
Assim, quem vá comprar uma moto de offroad com motor de combustão para rolar naquele estado, deverá ter em conta que a contagem descrescente para a mobilidade elétrica já começou, e que, provavelmente, a sua escolha pode ter os dias contados! Felizmente, esta ‘má-onda’ contra as motos de combustão ainda não chegou a esta proporção no Velho Continente mas, definitivamente, os ventos que sopram do outro lado do Atlântico são um péssimo presságio para todos os amantes do offroad.
0 comentários