Red Bull Romaniacs, 2021: 4 dias em cheio de Hard Enduro
Duas semanas após a terceira ronda no Abestone Hard Enduro de Itália, a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Hard Enduro FIM 2021 começa esta semana em Sibiu, na Roménia, onde decorre a 18ª edição do Red Bull Romaniacs Hard Enduro Rallye. Aqui fica a antevisão da prova, que começa a partir desta terça-feira.
Com o tradicional prólogo na cidade de Sibiu, a ação começa na terça-feira com o contra-relógio que vai determinar a ordem de partida para o dia de abertura propriamente dito, o primeiro dia de Offroad.
O segundo dia de offroad será um género de Etapa Maratona, tornando as coisas a competição ainda com maior carácter de aventura. O dia vai terminar com os concorrentes a terem de acampar nas montanhas ao redor de fogueiras, dormindo em tendas e com o desafio adicional de nenhuma assistência externa ser permitida durante a noite.
Pode ser um ponto crítico da corrida, já que os pilotos terão de assistir as suas motos e a si próprios sem assistência externa, incluindo trocas de pneus, entre o segundo dia e os três pontos de serviço. Uma zona de passagem de maior exigência, e que certamente obrigará a grande destreza dos participantes será a denominada ‘Vertical Madness Reloaded’, um terreno íngreme e desafiador enfrentado pelos pilotos ao longo de da qualificação e dos quatro dias de offroad em Sibiu e arredores.
Os favoritos
Billy Bolt (Rockstar Energy Husqvarna), que venceu no Abestone Hard Enduro (e também em Portugal mas sem pontuar, devido às restrições impostas pela DGS) é um dos principais favoritos na prova romena. O piloto britânico lidera o campeonato, à frente de Manuel Lettenbichler (Red Bull KTM Factory Racing). A dupla andou sempre uns furos acima dos seus adversários em Itália, e no caso do alemão Lettenbichler, este chega à quarta jornada de olho no “hat-trick” no Romaniacs, uma vez que venceu as duas últimas edições. Uma terceira vitória também o colocaria em segundo lugar na lista de vitórias de todos os tempos, a par do francês Cyril Despres.
Graham Jarvis lidera essa lista com 4 vitórias, três das quais consecutivas no Romaniacs (2011, 2012 e 2013), mais uma na edição de 2017. A boa corrida de recuperação de Jarvis até ao terceiro lugar em Abestone, mostrou que o piloto de 46 anos não perdeu a vontade de vencer nestes eventos. Com quatro dias a rodar na Roménia, Jarvis também tem tempo do seu lado para ganhar tempo se tiver uma qualificação mais modesta que os rivais mais jovens.
Jonny Walker ficou em quarto lugar no Abestone Hard Enduro na sua estreia com a Beta. Como muitos viram, o piloto britânico parece estar numa confortável posição como gestor da sua própria equipa, e o ex-vencedor do Romaniacs certamente também vai querer aumentar a sua conta pessoal.
Alfredo Gomez é sem dúvida o melhor piloto que nunca venceu o Romaniacs com cinco resultados nos três primeiros. Não podemos esquecer as suas lutas épicas na pedreira final, há dois anos, enquanto desafiava Lettenbichler pela vitória. O espanhol é sempre um candidato, assim como a dupla Wade Young vencedor de 2018) e Mario Roman, ambos com as motos da Sherco Factory Racing.
Nem Cody Webb nem Trystan Hart competiram no evento anteriormente, então têm muito que aprender, embora Webb tenha uma ligeira vantagem por ter competido mais alguns eventos de navegação GPS como este do que o seu rival canadense. Mas que ano para fazer uma estreia com a etapa maratona lançada!
Taddy Blazusiak, Michael Walkner, Travis Teasdale e Matthew Green, ou mesmo Teodor Kabachiev, são outros nomes a ter em conta na edição de 2021 do Red Bull Romaniacs.
E que dizer de Pol Tarres, que optou por não correr nas classes principais este ano, e em vez disso, escolheu o desafio adicional de correr com uma Yamaha Tenere 700!
A Offroad Moto vai acompanhar diariamente o desenvolvimento da prova, de 27 a 31 de Julho, com resultados diários, além de informações e destaques em vídeo.
0 comentários