Red Bull Romaniacs, Dia 1 – G. Jarvis (1º): “Foi uma surpresa ganhar hoje”
Graham Jarvis conquistou a vitória no Dia 1 do Red Bull Romaniacs. O piloto da Husqvarna foi o mais rápido na dura tirada de 116 km, terminando à frente de Manuel Lettenbichler e Wade Young. “Dormir amanhã à noite numa tenda vai ser interessante para um velhote como eu, mas vou continuar a lutar”, comentou o britânico de 46 anos.
A chuva que caiu durante a noite e o nevoeiro da manhã dificultaram a largada do Dia 1 Offroad de 116 km para os pilotos da categoria Gold. Embora a queda de temperatura tenha sido bem-vinda, a chuva tornou algumas das descidas cada vez mais escorregadias para quem liderava o percurso. Terceiro no contra-relógio, Alfredo Gómez foi o primeiro a largar o primeiro dia Offroad, em virtude da ordem de largada invertida dos três primeiros de ontem.
Foi seguido pelo jovem búlgaro Teodor Kabakchiev que estava ansioso por melhorar seu segundo lugar, seguido pelo vencedor do contra-relógio de ondem, Wade Young.
A qualificação de ontem foi complicada na subida extrema que os organizadores do Red Bull Romaniacs designaram como ‘Vertical Madness’ e hoje a história repetiu-se com quedas inesperadas, a quem nem o vencedor do Dia 1 escapou. Para passar nos ganchos apertados dessa subida, a única forma de escapar a uma mais que provável queda, é ter a destreza necessária para saber dosear o acelerador e travão quase em simultâneo, contrabalançando com o corpo as ligeiras máquinas a dois tempos.
Nessas escarpas, Graham Jarvis valeu-se da sua experiência para se tornar o vencedor do dia: “Foi realmente um dia acidentado”, começou por dizer o piloto de 46 anos da Husqvarna 300 TE. “Caí num buraco no começo, perdi-me na neblina, mas depois encontrei o meu ritmo e comecei a descolar de alguns dos pilotos. Foi uma pequena surpresa ganhar hoje, mas estou contente com este resultado porque sinto que estou a andar bem. Sim, amanhã à noite numa tenda vai ser interessante para um velhote como eu, mas vou continuar a lutar! ”
Manuel Lettenbichler chegou ao final do dia em segundo, tendo sido ultrapassado por Graham Jarvis em várias das seções mais difíceis. “O ritmo de todos até ao primeiro ponto de passagem foi muito alto e estávamos todos no limite. O Graham estava hoje muito bem e quando ele está no seu melhor, é muito difícil batê-lo”, confessou o piloto da KTM.
Lettenbichler foi quase seis minutos mais rápido do que o vencedor do prólogo Wade Young, em terceiro e agora a cerca de nove minutos atrás de Jarvis, depois de perder bastante tempo na segunda metade do dia nas escarpas infernais do Romaniacs.
Jonny Walker (Beta) e Mario Roman (Sherco) fizeram avanços consideráveis na tabela de classificação hoje e saltaram para o quarto e quinto lugares. Walker chegou até a liderar a geral de acordo com tempo corrigido na primeira metade do dia. “Comecei bem esta manhã e só cometi alguns pequenos erros na segunda metade do dia. Mas foram bastante normais para uma corrida como esta. No geral, estou feliz por ter um ótimo dia como este com a minha Beta, mas ainda há um longo caminho a percorrer. “
O experiente espanhol Mario Roman (Sherco) que ocupa a quinta posição mas já está a cerca de 14 minutos do líder, falou das dificuldades que sentiu hoje: “Tivemos que ter cuidado nas descidas. Depois de um bom início, tive um problema com o GPS antes do CP1 e tive que corrigir o erro. Depois consegui um bom ritmo na segunda metade do dia. No geral, foi um bom começo de semana e amanhã vou dar o máximo ”.
Os rápidos qualificados de ontem, Teodor Kabakchiev e Alfredo Gomez, perderam posições e estão em sexto e sétimo na classificação geral, respectivamente, à frente de Billy Bolt, Taddy Blazusiak e Michael Walkner que completaram os 10 primeiros.
Resultados do dia 1
- Graham Jarvis (Husqvarna) 4:51:07
- Manuel Lettenbichler (KTM) 4:54:36
- Wade Young (Sherco) 5:17:00
- Jonny Walker (Beta) 5:05:01
- Mario Roman (Sherco) 5:05:31
- Teodor Kabakchiev (Husqvarna) 5:08:38
- Alfredo Gomez (Husqvarna) 5:10:39
- Billy Bolt (Husqvarna) 5:13:34
- Taddy Blazusiak (GASGAS) 5:13:47
- Michael Walkner (GASGAS) 5:15:07
0 comentários