MXGP, Lommel, 2ª Manga: Febvre vence e fica a 5 pontos de Gajser
Com resultados de 2-1 nas duas corridas, o francês Romain Febvre foi o vencedor absoluto no Grande Prémio da Flandres em Lommel, subindo para o segundo lugar na tabela do campeonato de MXGP.
Segunda corrida de MXGP no Crossódromo de Lommel e de novo a chuva a cair antes do início da segunda corrida. O primeiro a chegar à curva inicial foi Ivo Monticelli – colega de Febvre no Team KRT e que fez o ‘holeshot’ , mas o italiano foi também o primeiro a cair: Monticelli caiu forte na primeira curva e teve que terminar a corrida com um ombro machucado.
Na curva seguinte Coldenhoff colidiu com Herlings, fazendo com que ambos caíssem. Herlings, o valente vencedor da primeira corrida, teve então que puxar de todos os seus galões e fazer uma corrida de recuperação até final.
Romain Febvre que inicialmente assumiu a liderança e já se afastava dos demais também caiu na segunda volta e deixou a liderança para Paul Jonass e a sua GasGas. Febvre continuou o resto da corrida sem a pala do capacete que saltou na queda.
Jonass liderou a corrida, mas Tim Gajser, que também largou bem na segunda corrida, já estava em posição do atacar, porém na quarta volta foi a vez do atual campeão MXGP também cair, sendo ultrapassado por Jorge Prado e Romain Febvre.
O grupo da frente parecia então estável com Jonass como líder, na frente de Prado, Febvre e Gajser, isto enquanto Jeffrey ‘The Bullet’ Herlings ultrapassava um oponente após o outro até entrar nos pontos. Após 6 voltas o holandês voador já estava no Top 10 e 9ª volta chegou ao quinto lugar. “Depois disso, nada funcionou”, disse o holandês após a corrida. A fazer uma corrida a recuperar posições depois da colisão com Coldenhoff, Herlings queixou-se do desgaste físico que se foi acumulando.
“Foi um consumo de energia enorme. Com o meu ombro ainda não totalmente recuperado eu mal conseguia segurar o guiador”, comentou o holandês com o rosto a expressar as dores.
No entanto, o segundo lugar foi suficiente para Herlings chegar ao segundo lugar na classificação absoluta do Grande Prémio em Lommel. Que grande conquista para o holandês, que partiu para a corrida com uma omoplata não cicatrizada e que tinha quebrado apenas 2 semanas atrás, em Oss.
Febvre que lutou para voltar ao topo após a queda no início da corrida e alcançou o líder Jonass a meio da corrida, reassumiu a liderança e permaneceu impecável até ao final da corrida para comemorar a sua primeira vitória da temporada com um resultado de 2-1. Ao mesmo tempo, o francês subiu para a 2ª posição na tabela do Campeonato MXGP e está agora a apenas 5 pontos do líder Tim Gajser .
Tony Cairoli (KTM) que partiu 7ª posição veio a terminar nessa mesma posição, o que significa que falhou o seu objectivo declarado de fazer um pódio em todas as corridas. Mas, pelo menos, o siciliano não caiu em Lommel, apesar de um breve saída de pista. Na classificação do campeonato de MXGP, Cairoli caiu para a 3ª posição e está 9 pontos atrás do líder após 6 corridas. Os 4 primeiros colocados do Mundial, Gajser , Febvre , Cairoli e Prado, estão separados por apenas 14 pontos após esta corrida.
No final da segunda volta, o líder do Campeonato do Mundo Gajser, deu início a um ataque final notável a Jonass e ao 2.º lugar, mas o esloveno voltou a ultrapassar os limites e voltou a cair, o que significa que Prado herdou o 3.º lugar do esloveno sem lutar.
A próxima corrida do Campeonato do Mundo de Motocross está marcada para o próximo fim de semana em Kegums, na Letónia.
Resultado MXGP, Lommel, 2ª Manga
1. Romain Febvre (F), Kawasaki
2. Pauls Jonass ( LAT ), GASGAS
3. Jorge Prado (E), KTM
4. Tim Gajser ( SLO ), Honda
5. Jeffrey Herlings (NL), KTM
6. Arminas Jasikonis ( LTU ), Husqvarna
7. Antonio Cairoli (I), KTM
8. Jeremy Seewer (CH), Yamaha
9. Ben Watson (GB), Yamaha
10. CalvinVlaanderen ( NED ), Yamaha
11. Brian Bogers (NL), GASGAS
12. Cyril Genot (B), KTM
13. Glenn Coldenhoff (NL), Yamaha
14. Alberto Forato (I), GASGAS
15. Evgeny Bobryshev ( RUS ), Husqvarna
Campeonato de MXGP, após 6 GP’s
1. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 226
2. Romain Febvre (F), Kawasaki, 221, ( -5 )
3. Antonio Cairoli (I), KTM , 217, ( -9 )
4. Jorge Prado (E) , KTM , 212, ( -14 )
5. Jeffrey Herlings (NL), KTM , 184, ( -42 )
6. Jeremy Seewer (CH), Yamaha , 180, ( -46 )
7. Glenn Coldenhoff (NL),Yamaha , 160, ( -66 )
8. Pauls Jonass ( LAT ), GASGAS, 159, ( -67 )
9. Ben Watson (GB), Yamaha , 111, ( -115 )
10. Alessandro Lupino (I), KTM , 109, ( -117 )
0 comentários