MXGP, Portugal, MX1: Bailado na lama de Tim Gajser

By on 4 Maio, 2024
MXGP, Portugal, MX1: Bailado na lama de Tim Gajser thumbnail

Com a vitória na corrida de qualificação de MX1 em Águeda, o piloto do HRC, Tim Gajser, reduziu a diferença para o líder do Campeonato do Mundo, Jorge Prado (GASGAS) para 7 pontos. Luis Outeiro mostrou toda a sua garra para terminar em 23º.

Na corrida de qualificação do MXGP para o Grande Prémio de Portugal em Águeda, a chuva que já tinha causado graves problemas aos pilotos de MX2, diminuiu antes da largada, mas o percurso ainda estava repleto de sulcos profundos e lamacentos.

O piloto esloveno Tim Gajser, foi um dos três pilotos que fizeram a volta de inspeção e encontrou algumas pistas nas linhas externas, que pôde utilizar imediatamente após o início da corrida.

O líder do campeonato Jorge Prado (GASGAS), venceu mais uma vez o holeshot, mas Tim Gajser e Jeffrey Herlings (Red Bull KTM ) aproveitou as linhas externas para ultrapassar o espanhol. Prado perdeu então o ritmo e foi empurrado para o 6º lugar na primeira volta. O espanhol sinalizou para sua equipa de box que estava com problemas de visibilidade e pediu uns novo óculos de proteção. Embora tenha indicado várias vezes que iria parar, decidiu o contrário no último segundo e continuou a corrida.

Prado beneficiou então das quedas dos dois pilotos de fábrica da Fantic, Glenn Coldenhoff e Brian Bogers. Coldenhoff conseguiu recuperar o atraso e no final Prado só conseguiu salvar 4 pontos no campeonato com a 7ª posição.

Tim Gajser voltou a ficar pressionado no final porque Jeffrey Herlings deu o último impulso. Porém, o holandês voltou a perder terreno numa volta e não conseguiu mais se aproximar o suficiente de Gajser.

Nesta classe “maior”, o luso Luís Outeiro mostrou toda a sua garra e numa toada bastante regular, garantiu a 23ª posição.

Com a vitória de Gajser e Prado em P7, a diferença de Gajser na tabela do campeonato foi reduzida de 13 para apenas 7 pontos. Isto torna ainda mais emocionante a corrida de domingo na luta pela liderança do campeonato. Muito dependerá das condições da pista como resultado das chuvas esperadas.

 A chance prevista de chuva é de 96% nas primeiras horas da manhã . À tarde a chance de chuva cai para 60 a 70%. Portanto, provavelmente haverá mais corridas na lama amanhã também.

Amanhã, ambas as categorias (MX1 e MX2) terão o warm-up de manhã, seguido pelas finais (duas para cada categoria) durante a tarde.

Corrida de qualificação MX1 em Águeda (Portugal):

1. Tim Gajser ( SLO ), Honda

2. Jeffrey Herlings (NL), KTM

3. Romain Febvre (F), Kawasaki

4. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha

5. Pauls Jonass ( LT ), Honda

6. Glenn Coldenhoff ( NL), Fantic

7. Jorge Prado (E), GASGAS

8. Alvin Östlund (S), Honda

9. Isak Gifting (S), Yamaha

10. Benoit Paturel (F), Yamaha

11. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna

12 . Andrea Bonacorsi (I), Yamaha

13. Ben Watson (GB), Beta

14. Cornelius Toendel (N), KTM

15. Kevin Horgmo (N), Honda

16. Maximilian Spies (D), KTM

17. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki

23º Luis Outeiro (POR), Yamaha