MX2, Portugal: Liam Everts vence o Grande Prémio de Portugal
Com duas vitórias consistentes, o piloto belga da KTM venceu o Grande Prémio de Portugal em Águeda e assim subiu para o terceiro lugar na tabela do Campeonato do Mundo.
Na segunda manga de MX2 o piloto holandês de fábrica da Yamaha, Rick Elzinga, fez o holeshot logo à frente de Liam Everts (KTM ), que largou da pole position e venceu a primeira rcorrida confortavelmente. O belga assumiu a liderança na primeira volta e continuou com o seu estilo de condução elegante na lama profunda. No meio da corrida Everts já tinha uma vantagem tão grande que poderia até se dar ao luxo de cair sem perder a liderança.
Nos primeiros momentos da corrida, o piloto alemão Simon Längenfelder (GASGAS) foi agressivo e lutou com Everts pela posição de liderança, mas numa descida o alemão voou violentamente por cima do guiador e lesionou-se na zona dos ombros. Detalhes sobre a gravidade da lesão ainda não estão disponíveis, mas Längenfelder não conseguiu continuar a corrida.
Nas primeiras 6 voltas, Hakon Osterhagen (Honda) subiu ao segundo lugar, mas o norueguês repetidamente teve problemas na lama profunda e caiu para o 19º lugar na segunda metade da corrida. O líder do campeonato Kay de Wolf, também lutou repetidamente com a lama profunda e foi até ultrapassado por Liam Everts em P9.
Com as vitórias nas duas corridas e o sucesso na prova de qualificação, Liam Everts conseguiu o número máximo de 60 pontos em Águeda e deu assim um enorme salto em frente na tabela do mundial. O belga melhorou do 7º lugar para o P3 na sua segunda vitória consecutiva em Grandes Prémios . “Este é um sonho tornado realidade”, explicou Liam Everts após a corrida. “O meu pai já teve sucesso nesse caminho. Vencer todas as corridas é algo muito especial.”
Rick Elzinga (Yamaha) alcançou o pódio do campeonato do mundo pela primeira vez na sua carreira com um resultado de 4-2. Thibault Benistant terminou em terceiro lugar da geral com uma pontuação de 5-4. Simon Längenfelder permanece em segundo na classificação do mundial de MX2, atrás do líder Kay de Wolf (Husqvarna), que terminou o dia em Águeda com um resultado de 3-9 e o 4º lugar da geral.
A sexta etapa do Campeonato do Mundo de Motocross continua em Lugo, Espanha, daqui a apenas uma semana.
0 comentários