Hard Enduro Hixpania: Lettenbichler a caminho do terceiro título consecutivo
No final da temporada do Campeonato do Mundo de Hard Enduro, o piloto alemão da KTM, Manuel Lettenbichler, está prestes a defender com sucesso o seu título. Tudo será definido este fim-de-semana no norte de Espanha.
Com uma sólida vantagem de 17 pontos sobre o segundo colocado do ranking, o sul-africano Wade Young (GASGAS), o terceiro título consecutivo de Manuel Lettenbichler dificilmente poderá ser tirado. No entanto, o talento alemão viajou para o Hixpania em Aguilar de Campo, no norte da Espanha, ainda com resquícios da lesões sofridas no Sea to Sky, na Turquia, há duas semanas.
O punho e um ligamento do tornozelo (ligamento sindesmótico) foram afetados. No entanto, desistir não é uma opção para alguém como Lettenbichler – o seu pai, Andreas “Letti” Lettenbichler, havia terminado repetidamente corridas de alta categoria, como o Roménia, com pódios durante seus dias de piloto, apesar das lesões.
Caso Wade Young conseguisse o máximo de pontos no Hixpania, ou seja, três na qualificação de sábado e 20 na corrida principal de domingo, o nono lugar seria suficiente para Lettenbichler voltar a ser campeão. Mario Roman, no entanto, fará tudo o que puder diante da sua torcida para vencer o Hixpania e coroar o excelente desempenho das últimas corridas com uma vitória na corrida em casa. Como atualmente apenas quatro pontos o separam de Young, pode-se esperar uma luta emocionante pelo título de vice-campeão entre Young e Roman.
Num formato revisto, o 24MX Hixpania Hard Enduro será comprimido em dois dias de corrida este ano. Sábado será um dia extenuante para os participantes, pois primeiro terão que completar a qualificação, na qual os pilotos lutam pelos primeiros pontos do campeonato. Uma volta dura de enduro de sete quilômetros ao longo da margem do lago é realizada em modo contra-relógio. O mais rápido dos dois tempos de volta conta para os pontos de qualificação e ao mesmo tempo decide a posição de largada para a corrida principal de domingo, que se chama “El Camino Perdido”.
Uma corrida show no formato SuperEnduro está programada para acontecer no centro de Aguilar de Campo apenas duas horas após a qualificação. Este ano, esse formato também será alterado para que os pilotos lutem em duelo, o vencedor avance uma rodada e os dois melhores pilotos ao final das batalhas eliminatórias cheguem à final.
No domingo, a tão aguardada corrida principal terá lugar numa pedreira próxima. Os melhores classificados começam numa caverna e devem completar o máximo de voltas possíveis no percurso de quatro quilómetros em duas horas. Depois de duas horas, abre-se o último trecho, no qual os pilotos têm que superar subidas extremamente íngremes até a chegada. Somente aqueles que estiverem na mesma volta do líder poderão enfrentar a infame subida final na Hixpania’s Quarry Arena.
0 comentários