47º Enduro do Touquet: Todd Kellett é o novo ‘Rei das Areias’
Aos 25 anos de idade o britânico Todd Kellett concretizou o seu maior sonho: vencer o Enduro do Touquet. O vencedor do ano passado, Milko Potisek, abandonou devido a falha mecânica após meia hora de corrida e saiu devastado da prova.
Às 13h52, hora local, os pilotos estavam nas ruas de Le Touquet, a seguir 4×4 que os levaria até a praia. A largada seria feita em várias etapas, com uma primeira leva de 600 pilotos dos 1.300 concorrentes de motos, para aquela que é considerada como a maior corrida do mundo de motos offroad. A lendária prova realizada em cerca de 13 km de praia, foi criada por Thierry Sabine, em 1975, idealizador do Rali Dakar. Sem ele, o offroad seria francamente mais pobre.
Filme da corrida
Após o início de corrida e o holeshot de Jérémy Hauquier, Kellet dominou a corrida do início ao fim, terminando na frente de Cyril Genot e Yentel Martens, terceiro. Dada a partida, Todd Kellett e Milko Potisek, isolam-se e lutam pelo primeiro lugar que fica na posse do inglês, à frente de Potisek e Hauquier. Matheo Miot é 4º, Camille Chapelière 5º e Florian Miot 6º, seguindo-se o belga Cyril Genot.
Às 14h27 as duas Yamaha estão na liderança. Todd Kellett, em primeiro perde algum tempo na viragem, mas mantém Milko Potisek a 17 segundos de distância. Mathéo Miot sobe então ao terceiro lugar na frente de Jérémy Hauquier. Cerca de 30 minutos depois, na Yamaha e na Honda preparam-se as coisas para receber os pilotos de topo para o primeiro reabastecimento.
Na luta pela posição de líder continuam Kellett e Potisek, a qual se torna cada vez mais complicada com as dobragens aos piloto mais atrasados.
O abandono de Potisek
Às 14h45 dá-se uma falha mecânica no motor de Milko Potisek. Furioso, o piloto de Cassel joga a moto na areia e continua a pé. Abandona irritado, enquanto nas boxes, o seu mecânico Guillaume Davion ainda não entendeu o que aconteceu. Kellett em primeiro, seguido de Miot, Chapelière, Van Berkel e Hauquier, são os primeiros a chegar ao reabastecimento. Todd Kellett faz a operação em menos de 30 segundos e Lucy, a sua esposa, aconselhou-o a ficar “calmo”. O britânico não evita uma queda na saída dos boxes, aparentemente sem gravidade.
Todd Kellett segue na frente de Van Berkel, a 1min30, de Chapelière, Miot e Martens. Os três últimos desta classificação provisória travam uma grande batalha. Todd Kellett distancia-se cerca de 15 segundos dos seus perseguidores. Entre as cocorrentes femininas, Amandine Verstappen é a primeira (206ª geral) e Mathilde Denis 2ª (229ª geral).
Após 8 voltas, Todd Kellett ainda está na liderança, 2min 16s à frente de Mathéo Miot, que apesar de uma queda mas mantem-se na frente de Lars Van Berkel. A uma hora do final da corrida Todd Kellett segue como líder, mas agora com Van Berkel e Martens atrás de si, com Genot e Chapelière a fecharem o top 5.
Às 16h24, Todd Kellett perde um pouco de terreno (cerca de vinte segundos) para os seus perseguidores, mas ainda mantém a liderança com mais de 1min45seg. Daymond Martens (Bélgica) vencedor em 2017, troca o escape da sua motos nas boxes, onde já se sabe o que aconteceu na moto de Milko Potisek: “Foi o radiador que partiu, o refrigerante escapou e causou sobreaquecimento no motor” , explica Arnaud Demeester.
Cyril Genot, o belga, é o terceiro atrás de Lars Van Berkel, segundo, e Todd Kellett, primeiro. As diferenças são apertadas entre o segundo e o terceiro que já estão a mais de dois minutos de Todd Kellett, quando falta pouco mais de meia hora de corrida. A 20 minutos do final o belga Genot está a um minuto do líder Todd Kellett e está novamente ao ataque. Um bom duelo parece estar a aproximar-se.
Às 17h13 Todd Kellett parte para a volta final e continua na liderança, com um minuto de vantagem sobre Cyril Genot. Porém o azar bate á porta do belga que choca com um concorrente atrasado e perde 50 segundos. A corrida parece ganha para Kellett que aumenta a sua vantagem para 2 minutos e 50 segundos. Porém, Kellett também cai na derradeira volta, mas sem perder muito tempo, o inglês volta a arrancar rapidamente para vencer o seu primeiro Enduro do Touquet. “Teria trocado todas as minhas vitórias apenas por esta no Touquet!”, disse no final Todd Kellett, vencedor desta 47ª edição.
O inglês que dominou tudo nesta temporada, vencendo 4 das 5 corridas do campeonato francês de areia, tinha acabdo de realizar o seu maior sonho, aos 25 anos de idade: vencer o Enduro do Touquet.
0 comentários