Dakar 2025: Hero MotoSports Team Rally revelou a sua equipa
A Hero MotoSports Team Rally, a equipa de desportos motorizados do maior fabricante mundial de motos e scooters Hero MotoCorp, revelou a sua equipa para o Rali Dakar 2025.
Após um pódio histórico na edição de 2024, a equipa está a preparar-se para a sua nona participação na corrida mais difícil do mundo com um pelotão de três pilotos.
A representar a jovem equipa de 8 anos estarão os seus três pilotos da classe Rally GP – Nacho Cornejo, Sebastian Buhler e o vencedor do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) de 2024 da FIM – Ross Branch. Regressando à Arábia Saudita pelo sexto ano consecutivo, o Rali Dakar 2025 realizar-se-á de 3 a 17 de janeiro.
2024 foi um ano marcante para a jovem equipa de 8 anos, a Team Hero MotoSports. No Dakar 2024, conseguiram o seu primeiro pódio no Dakar, assegurando um notável 2º lugar na classificação geral. Das 12 etapas da edição de 2024, o piloto da equipa, Ross Branch, liderou a corrida a partir do topo em 4 dias e manteve-se firme no 2º lugar em 8 dias – acabando por terminar em 2º lugar na geral. Este feito fez da Hero MotoCorp a primeira equipa de fabricantes indianos na história a chegar ao pódio do Dakar.
Aproveitando este impulso, atingindo o pico da glória das corridas e batendo recordes apenas no seu 8º ano de corridas, a Hero MotoCorp tornou-se o sexto fabricante a ganhar um Campeonato do Mundo FIM – mais uma vez a primeira vez para uma equipa indiana. O piloto de fábrica Ross Branch tornou-se o Campeão do Mundo de Rally-Raid da FIM de 2024 para a equipa.
Para o herói do Botswan – Ross Branch – este será o terceiro Dakar com a Hero MotoSports. Carinhosamente conhecido como o “Ferrari do Kalahari” e um dos principais candidatos ao título do Dakar.
Sebastian Buhler, o jovem alemão residente em Portugal, tem demonstrado um desempenho consistente este ano, tendo o seu maior feito sido garantir o seu primeiro pódio no Campeonato do Mundo FIM no Rally Raid Portugal, onde terminou em 2º lugar da geral. No Rali Dakar 2024, Buhler esteve muito perto de vencer a sua primeira Etapa do Dakar e está ansioso por tirar o máximo partido deste ano.
Nacho Cornejo, o mais recente recruta da Hero MotoSports, prepara-se para a sua primeira participação no Dakar com a equipa. O jovem piloto chileno orgulha-se de um impressionante registo no Dakar, incluindo um 4º lugar no Dakar 2020 e 9 vitórias em etapas do Dakar. As habilidades e o espírito de equipa de Cornejo também foram fundamentais para apoiar Ross Branch no Rallye Du Maroc 2024, levando à sua vitória no Campeonato do Mundo.
O 47º Rali Dakar começa em Bisha, com um prólogo e 12 etapas que abrangem 7.700 quilómetros através do vasto deserto. Pela primeira vez, cinco etapas terão percursos separados para veículos FIM e FIA, cobrindo 45% da distância cronometrada. Os novos desafios aguardam os concorrentes, incluindo o regresso da etapa Chrono de 48 horas – um esforço desafiante de dois dias em que os concorrentes são forçados a desligar os seus motores ao pôr do sol e a sobreviver sozinhos em áreas isoladas criadas no meio do deserto.
O Dakar 2025 será também a corrida de abertura da 4ª edição do Campeonato do Mundo de Rally Raid (W2RC). A Hero MotoSports participa na classe Rally GP do W2RC 2025 e estará presente nas suas cinco rondas, começando pelo Dakar, seguindo-se o Abu Dhabi Desert Challenge (fevereiro), o Safari Rally da África do Sul (maio), o BP Ultimate Rally Raid em Portugal (setembro) e, finalmente, encerrando a época com o Rallye du Maroc (outubro).
0 comentários