EnduroGP, Eslováquia, 2º Dia: Vitória dominante de Josep Garcia
Os resultados do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2024 do segundo dia do GP da Eslováquia em Gelnica, onde Josep Garcia deu a volta à desilusão do primeiro dia para uma vitória dominante à frente de Brad Freeman e Andrea Verona.
No segundo dia, à saída do parque fechado em Gelnica, Josep Garcia tinha um olhar diferente. Desprezado por ter terminado “apenas” em quarto lugar no primeiro dia, era possível ver que ele queria a vitória, antes mesmo de colocar as mãos no guiador da KTM.
Uma vez a bordo, Josep tinha 15 segundos de vantagem sobre o vencedor do primeiro dia, Andrea Verona, no segundo test, e após a primeira e terceira voltas tinha uma vantagem de sete segundos na geral, que aumentou para 20 segundos após a segunda volta, em parte graças aos tempos impressionantes no longo e técnico test de enduro.
A sua marcha exponencial poderia ter continuado se não fosse um erro no último Extrem Test, mas não importava, já estava no papo e o espanhol manteve uma margem de vitória de 18:51: “O objetivo era voltar ao topo hoje e conseguimos. Desde o primeiro teste que mudei a minha forma de rodar em relação aos testes de ontem e abri uma diferença na primeira volta que consegui gerir durante todo o dia. De qualquer forma, os pilotos estão a forçar muito, por isso temos de forçar 100% em cada teste. O teste de enduro era técnico, mas também longo e era um sítio onde se podia ganhar tempo, mas também perder muito tempo.”
A certa altura, menos de um segundo separava os quatro primeiros num único teste. A luta manteve-se extremamente renhida durante todo o dia entre os dois colegas de equipa da Beta, Brad Freeman e Nathan Watson, juntamente com o vencedor do primeiro dia, Andrea Verona, que foram os únicos pilotos a conquistar vitórias nos testes de hoje.
O pódio acabou por ficar muito próximo entre Freeman e Verona, apenas 0,5s a favor do britânico, que obteve o seu melhor resultado do ano em segundo lugar: “Tem sido um fim de semana de altos e baixos,” disse Brad no final, “alguns testes bons, outros maus. Por isso, fui levando as coisas boas com as más e não diria que hoje estive na luta pela vitória. Fui o melhor do resto, o Garcia foi simplesmente melhor do que todos os outros. Ainda estou a lutar um pouco e para ganhar um GP é preciso estar em forma e eu não estou neste momento. Estou ansioso pelo EnduroGP do País de Gales”.
“Demasiado lento” no primeiro teste para o vencedor do primeiro dia, Andrea Verona, vê os pontos recuarem ligeiramente na classe EnduroGP, mas o italiano continua a ser o chefe de fila na E2: “Foi um dia de altos e baixos, comecei demasiado lento, perdi 15 segundos e, basicamente, estava demasiado calmo. Na segunda e terceira voltas estive melhor, mais agressivo e voltei a ficar em terceiro na geral, mas não foi o suficiente para estar na luta.”
Nathan Watson contentou-se com um quarto lugar que não lhe é estranho, depois de um fim de semana sólido. No segundo dia, Nathan Watson ficou mesmo fora do pódio e 0,25s à frente de Steve Holcombe, que completa o top 5, mais uma vez desiludido com o seu desempenho.
P6 e P7 foram novamente para os rapazes da Sherco, Wil Ruprecht e Hamish Macdonald, com Matteo Cavallo nos seus calcanhares em oitavo na TM, Samuele Bernadini P9 e Theo Espinasse 10º.
O tasmaniano Kyron Bacon completou a dobradinha na classe Júnior, conquistando as duas vitórias do dia, com uma estreita vantagem de sete segundos sobre o líder do campeonato Max Ahlin. É como os autocarros, esperamos muito tempo por uma vitória Yamaha e aparecem duas de uma vez! O campeão da Juventude de ’23, Kevin Cristino, melhorou para o terceiro lugar hoje, mas ficou quase um minuto atrás da dupla líder.
Os resultados da classe Youth foram uma repetição do desempenho de Manuel Verzeroli, o jovem da equipa Farioli a voar alto com a sua KTM 125 construída à mão. A sua posição no campeonato foi consideravelmente reforçada pelo facto do seu rival mais próximo, Alberto Elgari, se ter retirado após o primeiro teste desta manhã com uma queda.
Pódio Youth
0 comentários