EnduroGP: Zach Pichon conquista a primeira vitória no 2º Dia em Portugal

By on 7 Abril, 2025
EnduroGP: Zach Pichon conquista a primeira vitória no 2º Dia em Portugal thumbnail

No segundo dia da ronda de abertura do Campeonato do Mundo de EnduroGP em Fafe, foi Zach Pichon (TM MOTO) que correu para a sua primeira vitória à geral no EnduroGP, ao mesmo tempo que assumiu a liderança inicial do campeonato. Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, falhou por pouco a vitória em segundo, com Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, a completar o pódio em terceiro.

Animado após o seu terceiro lugar no sábado, Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, saiu com tudo na primeira volta. Marcando o tempo mais rápido no primeiro Extreme Test, mais de cinco segundos mais rápido que o vencedor do primeiro dia, Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, Holcombe liderou então confortavelmente os dois testes seguintes.

Após a primeira volta, o britânico gozou de uma vantagem de 20 segundos sobre Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, com Garcia logo atrás. Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, estava em quarto, a quatro segundos.

Determinado a reduzir a diferença para o rival Holcombe, Garcia venceu o seu primeiro e único teste do dia na segunda volta e começou a reduzir a diferença. No entanto, Zach Pichon encontrou o seu ritmo após uma série de resultados entre os três primeiros e foi o mais rápido no Cross Test, superando Holcombe por pouco e conquistando a vitória.

Indo para o segundo teste de enduro do dia, Holcombe construiu uma impressionante vantagem de 30 segundos sobre Pichon, que ultrapassou Garcia e ficou em segundo lugar. No entanto, Holcombe sofreu uma lesão no joelho após um infeliz acidente no teste, forçando-o a abandonar e promovendo Pichon à liderança geral.

Na segunda volta, Nathan Watson, da Beta Factory Enduro Team, subiu na classificação após uma série de resultados fortes, com o britânico no quarto lugar antes da última volta. Samuele Bernardini, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, estava logo atrás, a pressionar na luta pelo quarto lugar.

O último Extreme Test do dia, na terceira volta, viu um novo vencedor emergir em Hamish Macdonald, da Sherco Factory Team, com o seu companheiro de equipa Antoine Magain a pouco mais de um segundo. Numa última tentativa de ultrapassar Pichon e assumir a liderança, Andrea Verona avançou nos dois últimos testes do dia para vencer ambos, mas não foi suficiente para destronar o francês.

Zach Pichon garantiu a sua primeira vitória geral no EnduroGP em Fafe, apenas um dia depois de conquistar o seu primeiro pódio sénior, superando Verona por dois segundos num final emocionante. Conquistando o seu segundo pódio geral do fim de semana, Josep Garcia seguiu a dupla até ao terceiro lugar. Após uma emocionante ronda de abertura, Pichon lidera a classificação do EnduroGP com apenas dois pontos de vantagem sobre Garcia, com Andrea Verona em terceiro.

Nathan Watson levou a sua Beta a um disputado quarto lugar no segundo dia, provando que tem tudo para estar na luta pela liderança do pelotão. Samuele Bernardini foi quinto, a cinco segundos. Hamish Macdonald ficou a apenas quatro segundos, em sexto, com Mikael Persson, da Triumph Factory Racing Enduro Team, a apenas quatro centésimos de segundo do piloto da Sherco, em sétimo.

“Foi um dia difícil! Estive focado durante todo o dia e fiz bons momentos, o que claramente valeu a pena. Trabalhámos muito neste treino de inverno e ajustámos a moto na perfeição, e assim que subi para a moto este fim de semana senti a diferença. Fiquei surpreendido por ganhar, mas sei que a minha velocidade e preparação física estão lá em cima com os rapazes do topo agora, o que é emocionante. Esta vitória demorou alguns anos a ser feita, desde que saí do Júnior, por isso estou muito feliz e confiante.” Disse Zach Pichon.