Extreme XL Lagares: As alterações ao formato da prova por decisão da DGS

By on 7 Maio, 2021

Devido à prova estar inicialmente prevista para decorrer numa zona de risco de Covid, e à subsequente decisão da Direcção Geral de Saúde (DGS), que exige que todos os eventos desportivos internacionais sejam agora realizados à porta fechada, o Extreme XL Lagares foi forçado a fazer alterações significativas ao formato do evento – agora confinado ao quartel da Serra do Pilar.

Apesar do número global de infecções em Portugal ser neste momento muito baixo, a área onde inicialmente estava desenhado o percurso do Extreme XL Lagares, é considerada pela DGS como zona de risco. Como tal, a decisão afecta tanto o prólogo planeado para sábado como a prova principal, tendo ambos sido cancelados.

No entanto, o organizador do Extreme XL Lagares, o promotor da série WESS Promotion GmbH, e a FIM conceberam em conjunto um calendário de eventos alternativo, assegurando que todos os 350 concorrentes, incluindo os 56 pilotos inscritos no Campeonato do Mundo de Hard Enduro da FIM, poderão correr em Portugal como planeado, dentro de uma bolha de segurança Covid.

Outro dado importante para os concorrentes amadores, é que todos aqueles que participarem nos três dias da competição, terão inscrição gratuita no Extreme XL Lagares de 2022. Desta forma, a organização consegue assegurar que mais concorrentes estarão presentes nos 3 dias de prova, inclusive no próximo domingo.  Isto é possível devido ao facto do paddock do evento e a pista de Endurocross estarem localizados dentro de uma área militar fechada, com administração independente, e baseada no facto de todos os pilotos e pessoal de assistência terem sido testados para Covid ao entrarem nas instalações. O novo formato do evento terá início, como inicialmente planeado, com Endurocross e a qualificação para os amadores hoje, sexta-feira, 7 de Maio, e para os pilotos profissionais amanhã, sábado, 8 de Maio. 

No domingo, 9 de Maio, os organizadores do evento criarão um loop Hard Enduro dentro do complexo militar e em redor da área do paddock, utilizando secções da pista de Endurocross, que será depois utilizada para a corrida principal de domingo. No domingo serão disputadas três finais para os 20 melhores pilotos profissionais qualificados. O piloto com os melhores resultados combinados será o vencedor da primeira ronda do Campeonato Mundial de Enduro Duro da FIM em Portugal. 

A WESS Promotion GmbH reconhece que o calendário de eventos alternativos é significativamente diferente do originalmente previsto pelos organizadores do evento, mas apoia totalmente o novo calendário. Winfried Kerschhaggl – Gestor do Campeonato do Mundo FIM Extreme Hard Enduro, afirmou a propósito em comunicado:

 “Escusado será dizer que esta decisão de última hora tem um impacto significativo no Extremo XL Lagares e em todos os envolvidos, incluindo na organização do evento. Tendo ido além de tudo o que lhes era exigido para garantir um evento seguro e compatível com as regras sanitárias, eles continuam 100% concentrados em garantir que o Extreme XL Lagares 2021 irá decorrer, embora de uma forma muito diferente da que foi planeada. 
Com o nosso total apoio, e juntamente com a FIM, a equipa organizadora fez tudo o que estava ao seu alcance para assegurar uma alternativa digna, face às opções restritas de que dispunham. Reconhecemos plenamente que o novo calendário de eventos é um calendário alternativo, mas é um calendário que assegura que todos os concorrentes podem correr”.


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments