Hard Enduro, GetzenRodeo, Alemanha: Billy Bolt coroado campeão do mundo

By on 31 Outubro, 2021

Decorreu em solo alemão a derradeira ronda do campeonato do mundo FIM Hard Enduro. O GetzenRodeo teve como vencedor Manuel Lettenbichler, mas o segundo lugar de Billy Bolt bastou para o britânico se consagrar campeão mundial em 2021.

Chegando ao GetzenRodeo apenas três pontos atrás do líder do campeonato, ‘Mani’ Lettenbicheler sabia que tinha de ganhar para garantir a sua melhor hipótese na luta pelo título. Com Bolt a reclamar o segundo lugar e os dois pilotos empatados em pontos, o título foi decidido sobre o número de segundos lugares durante a época, sendo assim entregue o primeiro título do FIM Hard Enduro 2021 a Billy Bolt.

No sábado Mani Lettenbichler foi o primeiro líder, mas Billy Bolt estava a apenas quatro segundos e levou apenas metade da primeira volta para se aproximar do seu rival no campeonato. Em seguida, Bolt não demorou muito para chegar à posição de líder e  parecia prestes a distanciar-se de Mani, mas quando aos 20 minutos de prova, Billy cometeu um grande erro numa subida, o alemão da KTM não desperdiçou a oportunidade.

Após 80 minutos de corrida, Mani foi o primeiro a alcançar o curto mas intenso Red Bull X-Loop – uma secção final ultra-extrema da pista reservada aos pilotos de topo, alcançando a sua terceira vitória consecutiva no evento

A partir daí, Lettenbichler deu uma volta rápida e começou a distanciar-se de Bolt que cometeu vários erros e caiu para o sexto lugar. Nesta altura, o título parecia decidido a favor de Lettenbichler com o herói local em destaque, mas Billy Bolt manteve-se calmo, voltou ao ritmo que ele e Mani haviam mostrado de manhã, acabando por recuperar a segunda posição que lhe permitiria ser coroado como o primeiro campeão do Campeonato do Mundo de Hard Enduro 2021.

No final, o piloto de fábrica da Husqvarna, comentou: “Sinceramente, ainda tenho que processar isto, especialmente tendo em conta como esta corrida foi. Lutei como um louco desde o início. Fiz um bom trabalho mantendo a calma e conseguindo ser muito  rápido na parte da tarde. Não consegui apanhar o Mani, mas consegui fazer o que precisava para ganhar o título.”

Mani Lettenbichler, por outro lado, terminou a temporada com estilo, vencendo a corrida em casa e garantindo o segundo lugar no campeonato. Ambos terminaram em igualdade pontual, 104 pontos, mas o britânico leva para casa o título, simplesmente  porque contabilizou mais segundos lugares e demostrou ser o mais consistente.

“É uma corrida em casa para mim e eu queria vencer.” Comentou o alemão. “Fiz o meu melhor hoje para tentar o título, acho que o demonstrei. Quero dar os parabéns ao Billy, os dois lutámos muito durante toda a época. Fiz tudo o que pude por este título, e no final só foi para o Billy porque ele teve um segundo lugar a mais, o que mostra o quanto perto fiquei dele.”

O terceiro lugar do dia foi para Mario Román que conseguiu ultrapassar Wade Young e somar pontos suficientes para terminar em quarto no campeonato, atrás do seu companheiro de equipa. Wade Young caiu na classificação, mas recuperou o ritmo para terminar em quarto, o que significou pontos suficientes para levar a medalha de bronze no campeonato.

A luta pelo quinto lugar, tanto na corrida quanto na classificação, foi acirrada entre Jonny Walker e Alfredo Gómez, com Walker a conseguir essa posição por apenas três pontos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments