Hard Enduro: Lettenbichler faz história no Erzbergrodeo
Manuel Lettenbichler (KTM) conseguiu o triunfo que muitos desejam: venceu o Erzbergrodeo pela terceira vez consecutiva, e com isso está invicto há 10 corridas no Campeonato do Mundo de Hard Enduro.
Após 35 km e 27 pontos de controle, apenas 8 dos 500 participantes alcançaram a linha de chegada na 28ª edição da corrida de Hard Enduro mais prestigiada do mundo, na Estíria, Áustria. Lettenbichler catapultou a sua KTM para a linha de chegada num tempo de tirar o fôlego e não deu aos seus perseguidores a menor chance no “Gigante de Ferro”. Com a sua décima vitória consecutiva no mundial, o valoroso piloto alemão também escreveu uma das mais brilhantes histórias do motociclismo.
O alemão Chris Gundermann fez o holeshot na largada do caldeirão e liderou a corrida até pouco antes do primeiro posto de controle, chamado de cano d’água. No entanto, Lettenbichler ultrapassou-o na entrada e afastou-se dos seus perseguidores à medida que a corrida avançava.
Ao 4º dos 27 checkpoints, o dominador do Hard Enduro já estava 30 segundos à frente de Jonny Walker (GB, Beta), que já venceu três vezes o Erzbergrodeo. Depois de Lettenbichler ficar atrás de Teodor Kabakchiev (Sherco) e Will Hoare (Rieju) no checkpoint 6, voltou à frente depois de mais dois checkpoints e a partir daí nunca mais perdeu a liderança.
Uns bons 30 minutos após a largada, o grupo da frente chegou ao troço “Carl’s Dinner Light”, onde “Letti” acelerou o ritmo e conseguiu ganhar uns bons cinco minutos sobre o canadiano Trystan Hart (foto acima). O piloto austríaco aumentou continuamente a vantagem nos troços seguintes e a vitória não esteve mais em perigo em nenhum momento. Especialmente nas seções tecnicamente extremamente exigentes da floresta, Lettenbichler foi mostrando a sua classe, dominando um ponto crítico após o outro com grande mestria.
As coisas permaneceram emocionantes por trás de Lettenbichler até ao fim. Trystan Hart teve a pior largada possível, caiu na primeira curva e depois teve os outros 49 participantes na primeira fila à sua frente. Mas o canadiano não deixou que isso o desanimasse, ultrapassando adversário após adversário nas passagens difíceis e estreitas e, numa verdadeira demonstração de força, levando a sua KTM ao segundo lugar.
Atrás de Hart, Mario Roman (Sherco) e a lenda Graham Jarvis (foto acima) lutaram pelo lugar restante no pódio. Os dois ficaram presos numa zona diíficil e ajudaram-se mutuamente. A camaradagem que torna o hard enduro tão especial e valioso ficou mais uma vez evidente aqui, já que até os melhores pilotos sempre se ajudam em situações críticas de corrida.
Mario Roman prestou todo o respeito a Jarvis, agora com 49 anos, durante a entrevista no final. Durante essa mesma entrevista, Jarvis, que já venceu o Erzbergrodeo por cinco vezes, anunciou, sob aplausos frenéticos dos fãs, que faria outra tentativa no próximo ano, aos 50 anos “bíblicos”. Terminar em quarto lugar aos 49 anos e deixar para trás pilotos que não têm nem metade da sua idade é provavelmente único.
Resultado do Red Bull Erzbergrodeo:
1. Manuel Lettebichler (KTM), 2:47:23,277 horas
2. Trystan Hart (KTM), 3:07:40,648
3. Mario Roman (Sherco), 3:21:47,03
4. Graham Jarvis (KTM), 3: 23: 39,296
5. Wade Young (GASGAS), 3: 39: 48,824
6. Jonny Walker (Beta), 3: 40: 28,735
7. Mitch Brightmore (Husqvarna), 3: 48: 32,153
8. Matthew Green (KTM), 3:56:31,455
Os 8 finalistas do 28º Erzbergrodeo
Manuel Lettenbicheler e Trystan Hart
Trystan Hart (2º)
Mario Roman (3º)
Graham Jarvis (4º) e Mario Roman
Wade Young (5º)
Jonny Walker (6º)
Mitch Brightmore (7º)
Matthew Green (8º)
0 comentários