Hard Enduro, Sérvia, Final: Primeira vitória de Wade Young no campeonato do mundo
No terceiro e último dia do Xross Hard Enduro, na Sérvia, o sul-africano Wade Young defendeu-se do ataque do búlgaro Teo Kabakchiev para conquistar a sua primeira vitória em corridas FIM como piloto privado no Leader Tread GASGAS.
Tal como tem sido o padrão durante toda a semana, Teo Kabakchiev arrancou às 8h00 para marcar o ritmo com Wade Young a reboque no terreno, com a dupla a manter-se implacável nas suas técnicas de subida de colinas e de ravinas.
O terceiro dia, por vezes mais técnico, significou que o pelotão não estava tão disperso, com os pilotos a passarem rapidamente pelos pontos de controlo e paragens de combustível com tempos de controlo muito semelhantes. O grande ponto de discussão estava em saber se Kabakchiev conseguiria reduzir a vantagem de nove minutos de Young. Era uma tarefa difícil, mas que o búlgaro parecia determinado a provar que era possível, uma vez que aumentou constantemente a sua vantagem durante o dia, reduzindo a diferença na classificação geral a cada ponto de controlo.
Acontece que o sul-africano tem obviamente um pedigree nestas provas de GPS, tendo ganho o Romaniacs, e fez o que era necessário. Esta foi a primeira vez, desde há algum tempo, que vimos o verdadeiro Wade e parece que os problemas com a moto e algumas lesões dos últimos anos foram resolvidos. Foi uma prova impressionante para a vitória, trabalhando arduamente no primeiro dia para estabelecer uma liderança, mantê-la consistente no segundo dia para a alargar e finalmente trazê-la para casa no último dia.
Segundo na geral e cada vez mais forte à medida que a corrida progredia esta semana na Sérvia foi Teo Kabakchiev. O novo recruta da Sherco soma três pódios em três anos no Xross Hard Enduro, mostrando que as suas capacidades nos eventos de rali GPS de vários dias estão à altura de qualquer um. O seu desempenho no terceiro dia foi notável, superando Young em sete minutos e reduzindo a diferença na geral para apenas 2:42 minutos.
A batalha pelo terceiro lugar foi real durante toda a semana, mas Michael Walkner, que não se inscreveu para a temporada completa do HEWC, conseguiu o terceiro lugar no pódio com outro P3 no terceiro dia. Foi uma corrida mais madura do austríaco, recompensada pelo seu melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo.
Queixando-se de que o percurso era demasiado fácil, Mario Roman nunca esteve à altura dos seus rivais esta semana e dois quartos lugares, mais o P7 no segundo dia, equivaleram ao quarto lugar da geral, 30 minutos atrás do seu antigo colega de equipa Young. Quer tenha gostado ou não do percurso, um total de cerca de 13 horas de corrida ao longo dos três dias foi tempo suficiente para o piloto da Sherco, que precisava de usar esta ronda para somar pontos importantes enquanto Lettenbichler está ausente.
Um grande aplauso para David Cyprian pelo seu quinto lugar na geral. O piloto checo teve os seus problemas, incluindo o roubo de motos na primeira ronda no Reino Unido e algumas lesões nas últimas épocas que o impediram de obter resultados que deveriam ter sido melhores na categoria Júnior. O quinto lugar em Xross é o seu melhor resultado no Campeonato do Mundo desde que entrou para a categoria sénior.
O melhor dos pilotos do Campeonato do Mundo de Juniores pareceu, durante algum tempo, estar a seguir o caminho de Suff Sella. O israelita lutou durante toda a semana com Mitch Brightmore e James Moore, mostrando consistência no calor e nas condições difíceis. Mas um problema de motor perto do final do dia significou que entregou a vitória ao rival Brightmore, que mantém o seu domínio no campeonato com mais uma prova sólida.
Graham Jarvis merece ser mencionado e não apenas pela sua vitória no segundo dia de scratch. O veterano teria certamente subido ao pódio esta semana se não fosse uma roda dentada partida no primeiro dia que lhe custou uma hora.
Fotos: Future7Media / Andrea Belluschi
0 comentários