HEWC ’24, Red Bull TKO: ‘Dobradinha’ KTM com Lettenbichler e Trystan Hart
Manuel Lettenbichler, da Red Bull KTM Factory Racing, venceu o Red Bull TKO 2024. No que acabou por ser uma batalha renhida entre Lettenbichler e o seu companheiro de equipa, Trystan Hart da FMF KTM Factory Racing, o jovem alemão acabou por conquistar a vitória por apenas cinco segundos sobre o canadiano.
O Red Bull TKO é realizado em Sequatchie, Tennessee, e comemorou sua 14ª edição em 2024, tornando-se um dos mais antigos hard enduros da América do Norte. Depois de uma curta corrida de qualificação no sábado para decidir a ordem de partida para a primeira das três rondas eliminatórias de domingo, foi Mani quem registou o tempo mais rápido, garantindo a pole position para o dia da corrida.
Com mais este triunfo, Manuel Lettenbicheler distancia-se no campeonato
A ação começou no domingo com a Knockout Race 1, realizada no percurso longo do evento. Os 30 melhores pilotos passariam então para a Knockout Race 2. Lettenbichler, pilotando suavemente sobre o terreno técnico, registou o tempo mais rápido. Hart completou a corrida em terceiro, apenas 14 segundos atrás.
Na segunda corrida, os concorrentes foram divididos em cinco filas, com os quatro primeiros de cada fila a qualificarem-se para a final. Tanto Mani como Trystan foram os mais rápidos em cada uma das respectivas filas, preparando o que viria a ser uma intensa Final Knockout.
O americano Trystan Hart foi um digno opositor de Lettenbichler
Realizada durante 35 minutos mais uma volta no percurso curto, a Final Knockout desafiou os pilotos com uma mistura de leitos de rios rochosos e subidas assustadoras. E com temperaturas a atingir os 35 graus, era necessário ter habilidade e resistência para se destacarem. Apenas cinco minutos após o início da ação, ficou claro que seria uma batalha dura pela vitória entre Lettenbichler e Hart, com as duas estrelas da KTM a abrirem rapidamente uma diferença considerável em relação ao resto do pelotão.
Os dois pilotos trocaram a liderança à medida que a corrida progredia, estando frequentemente roda com roda em alguns dos obstáculos mais desafiantes. Na última volta, Mani passou para a frente com uma pequena vantagem de cinco segundos sobre Trystan e, apesar dos esforços do canadiano, não conseguiu ultrapassar o seu colega de equipa. Depois de cerca de 50 minutos de uma dura e extenuante corrida de enduro, Mani venceu o Final Knockout por apenas cinco segundos e, com isso, conquistou a coroa do Red Bull TKO 2024.
O pódio do Red Bull TKO com Trystan Hart, Mani Lettenbicheler e Wade Young
Com a vitória, Lettenbichler aumenta a sua vantagem na liderança do Campeonato do Mundo de Hard Enduro FIM para nove pontos, quando faltam duas rondas para o final. Segue-se um novo evento no calendário do Hard Enduro FIM – Sea to Sky na Turquia, de 10 a 12 de outubro.
Manuel Lettenbichler (1º): “Foi uma batalha incrível aqui no Red Bull TKO. O Trystan tem andado tão bem e hoje pressionou-me mesmo. Não me tenho sentido muito bem aqui – fiquei um pouco doente na semana passada e tenho lutado para encontrar a minha velocidade, especialmente numa corrida tão intensa e com o calor aqui no Tennessee. Consegui passar o Trystan na colina, tentei poupar energiaa, mas no final estava exausto. Estou contente por conseguir mais uma vitória TKO e por termos um setembro razoavelmente calmo. O meu plano é descansar um pouco antes de começar a treinar para o Sea to Sky.”
Trystan Hart (2º): “Nunca ia ser fácil, mas a vitória na corrida era o meu objetivo hoje, por isso estou um pouco desiludido por ter chegado tão perto. O Mani é um piloto muito bom e para o vencer temos de estar no ponto. Estive um pouco desorientado durante todo o dia – não ganhei a primeira corrida, e todos os anos que ganhei aqui, ganhei a primeira corrida. Na prova principal, fiz quase tudo na perfeição – fiz o holeshot, mantive a liderança, recuperei-a quando o Mani me passou. Ambos cometemos erros nas colinas, que eram realmente complicadas, mas eu fui o último a cometer um erro e o Mani passou-me. Tentei tudo, mas nessa altura já não tinha energia. Estou contente por terminar em segundo.”
Resultados provisórios – 2024 Red Bull TKO
1. Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 47:53.39
2. Trystan Hart (EUA), KTM, 47:58.52 +5.13
3. Wade Young (AFS), GASGAS, 49:21.45 +1:28.06
4. Teodor Kabakchiev (GBR), Sherco, 50:17.17 +2:23.78
5. Ashton Brightmore (GBR), Husqvarna, 50:51.07 +2:57.68
Campeonato do Mundo FIM Hard Enduro (após 5 de 7 rondas)
1. Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 90 pontos
2. Wade Young (AFS), GASGAS, 81 pts
3. Mario Roman (ESP), Sherco, 74 pts
4. Teodor Kabakchiev (BUL), Sherco, 72 pts
5. Mitch Brightmore (GBR), Husqvarna, 60 pts
0 comentários