ISDE, 2º Dia: Itália ainda lidera, Portugal sobe

By on 1 Setembro, 2021

Repetindo o forte andamento do primeiro dia, a equipa de Itália mais uma vez se mostrou como o país a ser batido nas categorias Troféu Mundial e Troféu Mundial Júnior. No entanto, o piloto mais rápido do 2º dia foi de novo o espanhol Josep García.

Com todos os pilotos da equipa a terminarem entre os dez primeiros da classificação geral individual no segundo dia, a Seleção de Itália aumentou a sua liderança na classificação do Troféu Mundial para um minuto e vinte e dois segundos. Sendo Andrea Verona (GASGAS) o mais rápido na classe Enduro 1, e Matteo Cavallo (TM) o mais rápido na Enduro 3, junto com fortes desempenhos de Thomas Oldrati (Honda) e Davide Guarneri (Fantic), a equipa transalpina manteve uma sólida liderança neste segundo dia dos ISDE.

Josep Garcia / Espanha

TROFÉU MUNDIAL 

Matteo Pavoni / Itália

A seleção de Espanha não está longe. Impulsionada pelo facto de Josep García (KTM) ter terminado o segundo dia como o piloto mais rápido da classificação geral, os espanhóis voltaram a ter um segundo dia positivo, com os resutados dos seus quatro pilotos a não deixarem a Itália ir longe demais. 

Andrea Verona / Itália

O resultado líquido é que Itália agora tem uma vantagem de tempo de 1: 22,18 para a Espanha que em termos colectivos tem atrás a seleção do EUA já a mais de um minuto. No Troféu Mundial, França e Suécia completaram os cinco primeiros, vindo na sexta posição a Seleção de Portugal que depois de reduzida a apenas três pilotos – depois do abandono de Gonçalo Reis no 1º Dia – está a ter um notável desempenho entre as 21 nações concorrentes ao Troféu Mundial.  

Taylor Robert / EUA

Os três pilotos nacionais estão entre os 30 melhores da geral. Diogo Ventura foi o português melhor colocado na geral ao fechar o dia na 25ª posição na frente de Rui Gonçalves e Luis Oliveira que terminaram logo atrás. Globalmente os portugueses conseguiram mesmo ganhar uma posição na geral ocupando agora o sexto posto a pouco mais de um minuto do quinto lugar da classificação geral. Por classes Diogo Ventura foi o 13º na E1, logo seguido por Luis Oliveira. Rui Gonçalves foi o 16º na E2.

Diogo Ventura / Portugal (Foto de Dario Agrati FMP)

Individualmente, hoje foi o dia de Josep Garcia (KTM) voltar a brilhar, deixando o italiano Andrea Verona (GasGas) 48 segundos atrás na segunda posição, e Mikael Persson (KTM) da Suécia a mostrar mais um dia positivo, terminando a somente 47 segundos atrás do rápido espanhol. O americano Taylor Robert (KTM) aumentou hoje o seu pecúlio com 4 vitórias em especiais, mas os seus companheiros estão atrás de um mar de italianos – 13º, 15º e 20º, respectivamente, para Layne Michael, Johnny Girroir e Ryan Sipes.

Luis Oliveira / Portugal (foto de Dario Agrati / FMP)

TROFÉU MUNDIAL JUNIOR

Luc Fargier / França

No Troféu Junior, a Seleção de Itália também lidera a prova, agora com uma margem de 1:49 agora sobre a equipa dos EUA e 2:45 sobre a França. Os italianos estão sob forte pressão dos Estados Unidos. Atrás de Itália, Estados Unidos e França, a Suécia está em quarto lugar, à frente da Espanha e da Finlândia.

Para a nossa Seleção Junior, o dia foi de dificuldades para Rodrigo Luz que mesmo ultrapassando os obstáculos que encontrou terminou na 58ª posição, com a equipa a descer ao 11º posto. O foco imediato para os mais jovens é agora o ‘top-ten’ após um dia onde Renato Silva foi 27º em Enduro 2 e Gonçalo Sobrosa o 31º na sua classe (Enduro 1).

TROFÉU MUNDIAL FEMININO

Brandy Richards / EUA

A norte-americana Brandy Richards voltou a mostrar um andamento acima da média, terminando o dia de hoje com uma vantagem de 1’48, ajudando a equipa dos EUA a uma vantagem geral de 5:47. Atrás, a Espanha, que havia sido a sua rival mais próxima no 1º Dia caiu para o terceiro lugar, enquanto a Grã-Bretanha saltou para o segundo lugar. Menos de trinta segundos separam a Espanha da Grã-Bretanha após dois dias inteiros de competição. 

Joana Gonçalves (Foto de Dario Agrati / FMP)

O quarta posicionada no Troféu Mundial Feminino, adivinhem… é a Seleção de Portugal, que manteve o quarto posto alcançado no primeiro dia, e não fosse o precalço de Bruna Antunes (GasGas) que sofreu uma queda a meio do dia e teve que superar as dores e a lesão no braço direito para chegar de novo ao parque-fechado sem prejudicar a equipa – o resultado poderia ter sido ainda melhor, sobretudo tendo em conta os bons desempenhos hoje de Joana Gonçalves e de Rita Vieira. 

ISDE 2021 – CLASSIFICAÇÕES DO 2º DIA


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments