AMA MX 450, EUA: Quem é Jett Lawrence, o novo campeão AMA 2023?
O australiano, que comemorou seu 20º aniversário há cinco dias, foi absolutamente dominante durante sua temporada de estreia na classe 450, vencendo todas as corridas até agora do Campeonato AMA de Motocross.
“É uma oportunidade irreal. Fazê-lo assim, invicto até agora, é muito emocionante para mim, com todos os momentos difíceis que passamos e o trabalho duro. Toda a segunda manga estive a controlar-me, apenas puxando, dando o meu máximo. Tenho de enviar um enorme obrigado ao meu mecânico, Christien Ducharme; somos como uma família agora. O meu empresário Lucas [Mirtl] é incrível, e a minha família – todos estão a apoiar-me. A HRC Honda arriscou ao nos aceitar depois de 2020 e estou feliz por poder retribuir o favor.” Disse o novo campeão AMA, Jett Lawrence, logo após a sua 18ª vitória do ano em Unadilla.
O tema da perfeição também se aplica à equipa Honda HRC, que no início deste ano conquistou todos os três títulos AMA Supercross, com Jett Lawrence conquistando a coroa 250SX West Region, o seu irmão Hunter Lawrence ganhando o troféu 250SX East Region e Chase Sexton conquistando os louros na 450SX. Sexton ficou em segundo lugar da geral na classe 450 em Unadilla, e Hunter Lawrence (que atualmente lidera a perseguição de 250 pontos do AMA Pro Motocross, conquistou a vitória geral de 250 com a sua CRF250R.
Tudo isso ocorre durante uma temporada em que a Honda marca o 50º aniversário da sua primeira moto de motocross de produção, a CR250M Elsinore, a bordo da qual Gary Jones pilotou para o primeiro campeonato AMA Motocross 250 da Honda, em 1973. Outros ‘Reds’ que conquistaram o título na classe (que desde então mudou para máquinas de quatro tempos de 450cc) incluem Donnie Hansen, David Bailey, Rick Johnson, Jeff Stanton, Jean-Michel Bayle, Jeremy McGrath e Ricky Carmichael.
Embora a Honda tenha conquistado o título de 450 no motocross ao ar livre pela última vez em 2004, a marca está empatada com a Kawasaki no recorde de campeonatos da classe, com 14 placas número um ao longo dos anos.
Natural de Landsborough, em Queensland, Austrália, Jett Lawrence corre pela equipa de fábrica da Honda desde 2021, um ano depois de se tornar profissional com a equipa Factory Connection, apoiada pela Honda. Jett ganhou o campeonato AMA Pro Motocross 250 em 2021 e 2022, bem como o título 2022 250SX East e a coroa 2023 250SX West.
Jett Lawrence e a restante equipa da Honda HRC terminarão a série AMA Pro Motocross nos próximos dois fins de semana, após os quais tirarão um fim de semana de folga e depois farão campanha no primeiro campeonato AMA SuperMotocross.
0 comentários