AMA Pro Motocross 250: Vialle vence no fecho do campeonato, Roczen nono

By on 25 Agosto, 2024
AMA Pro Motocross 250: Vialle vence no fecho do campeonato, Roczen nono thumbnail

Com um resultado de 1-4, o francês Tom Vialle conquistou a sua primeira vitória no final da temporada do Campeonato Nacional dos EUA de motocross, em Crawfordsville (Ironman), no estado de Indiana, subindo ao segundo lugar no campeonato.

Quanto ao esperado duelo entre Ken Roczen e Haiden Deegan, este começou logo na qualificação, com o piloto alemão da Suzuki a conseguir a segunda volta mais rápida na qualificação, atrás do novo campeão Haiden Deegan (Yamaha). A última corrida de 250cc de Roczen foi no Motocross das Nações em 2013, há precisamente 11 anos!

No final das corridas a estrela alemã  perdeu terreno e algumas posições depois de ficar entre os 6 primeiros em média em ambas as corridas, após partidas fracas. Na primeira manga, Roczen esteve algumas vezes entre os quatro primeiros, mas na segunda o piloto de Mattstedt que completou 30 anos em abril foi apenas 12º, terminando em nono da classificação geral.

A temporada de MX250 foi concluida com uma vitória pouco esperada de Tom Vialle na primeira manga, enquanto na segunda foi a vez de Haiden Deegan justificar o título no campeonato com um esclarecedor triunfo.  

‘Danger Boy Haiden Deegan (Yamaha) fechou o campeonato de motocross 250 como começou, a ganhar com uma esclarecedora vitória na segunda manga

Um mau dia para o piloto de fábrica da Pro Circuit Kawasaki, Levi Kitchen, que terminou no segundo lugar na primeira manga, 4,5 segundos atrás de Deegan na primeira manga, mas que na corrida seguinte perdeu o provável título de vice-campeão da série. Kitchen chegou a estar bem encaminhado para o segundo lugar geral, mas uma saída violenta na segunda corrida comprometeu as suas esperanças de pódio, somando zero pontos na segunda corrida por queda – caíndo assim para o terceiro lugar do campeonato na derradeira prova da temporada.

Uma emocionante troca de golpes pela liderança estourou entre Tom Vialle e Haiden Deegan na segunda manga. Vialle liderou a corrida em 9 das 16 voltas, antes de Deegan alcançar alta velocidade nas curvas e sets extremamente largos e vencer Vialle após um grande duelo. Deegan , que competiu em Crawfordsville com o colete de campeão número um, sublinhou com a sua vitória na corrida que é o digno campeão de 2024. Tom Vialle caiu um pouco nas últimas voltas e caiu para o 4º lugar, o que ainda foi suficiente para a vitória na geral. Mas o que foi ainda mais importante para o francês: Vialle terminou o campeonato em segundo lugar, enquanto Kitchen caiu para o terceiro lugar após a queda.

Tom Vialle (KTM) venceu a primeira manga e tirou o segundo lugar no campeonato de MX250 a Levi Kitchen (Kawasaki) na derradeira corrida da época

Top 10 Crawfordsville, Indiana

1. Tom Vialle (FRA), KTM , 1-4

2. Chance Hymas (EUA), Honda, 6-2

3. RJ Hampshire (EUA), Husqvarna , 4-3

4. Haiden Deegan (EUA), Yamaha , 11 -1

5. Jo rdon Smith (EUA), Yamaha , 3-8

6. Ty Masterpool (EUA), Kawasaki, 5-6

7. Ryder DiFrancesco (EUA), GASGAS, 7-5

8. Max Anstie (GBR), Yamaha , 13-7

9. Ken Roczen (ALE), Suzuki , 9-12

10. Jalek Swoll (EUA), Triumph, 12-10

Classificação final do campeonato de 250cc

1. Haiden Deegan (EUA / Campeão de MX250), Yamaha , 481 pontos

2. Tom Vialle (FRA / KTM) – 69 pts.

3. Levi Kitchen (EUA / Kawasaki)  -76 pts.

4. Chance Hymas (EUA /Honda) -132 pts.

5. Ty Masterpool (EUA /  Kawasaki) -165 pts.

6. Jo Shimoda (JAP / Honda) -192 pts.

7. Jalek Swoll (EUA / Triumph) -204 pts.

8. Pierce Brown (EUA / GASGAS) -212  pts

9. Jordon Smith (EUA / Yamaha) -228 pts

10. Ryder DiFrancesco (EUA / GASGAS) -231 pts